quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Inicio da revisao de conteudos de quimica

AVALIAÇÃO E AUTO-AVALIAÇÃO SOBRE AS AULAS DE QUÍMICA


Após responder com um comentário as duas perguntas que estão no topo do blog, faça um novo comentário respondendo as questões abaixo com toda sinceridade.


1. Como é o seu desempenho nas aulas
2. Como é o desempenho do professor nas aulas
3. Pontos positivos das aulas
4. Pontos negativos
5. Dificuldades encontradas
6. Sugestões para solucionar possíveis problemas
7. Faça uma lista dos assuntos trabalhados ou os que você quer aprimorar
8. Realize uma pesquisa na internet e troque informações com colegas e o professor sobre essa pesquisa
9. Faça um relato sobre o que você percebe em seu crescimento nos conteúdos


Gramado, ________ de ________________ de 2009.

33 comentários:

  1. 1-Meu desempenho é razoavel
    2-pelo que eu participei das aulas o professor explica muito bem o conteudo.
    3-toda a aula é um ponto positivo.
    4-nao persebi nenhum ponto negativo
    5-nao achei nenhuma dificuldade até o exato momento
    6-sem sugestões
    7-ligação covalente e ligação quimica

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  2. 1.Não é um excelente desempenho, mas me esforço ao máximo para entender e compreender a matéria.

    2.É muito bom ele tenta ajudar a todos, e fazer que todos entendam a matéria.

    3.Eu gosto bastante das aulas, as vezes divertidas as vezes sérias. Mas sempre boa.

    4.As vezes a turma em geral leva algumas correções, mas nada de muito grave.

    5.Não encontro muitas dificuldades, mas quando se encontra alguma coisa o professor esta ali para nos ajudar.

    6.Não encontro problemas nem com a aula e nem com a matéria.

    7.Agora estamos estudando isoeletrônicos e gostaria de entender um pouco melhor a matéria.

    Amanda Manéa. T: 12

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  3. 1. Pra mim é muito mal... talvez por que eu nao consigo prestar muita tenção em aula...eu tento me esforçar...mas nao sei se eh por que o professor explica muito rapido ou eu nao pego a materia...

    2. O professor ate explica bem... mas podia ser um pouquinho mais explicativo..entendeu?

    3. boa materia...

    4. as questoes.. sao um pouco dificeis...

    5. nao consigo acompanhar o professor..interpretar as questoes..e as coisas dos isobaros e isotonos..

    6. com a aula um pouquinho menos barulhenta .. taria bom..

    7. praticamente todo esse novo conteudo..


    Melina tegner T:12

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  4. 1- As vezes eu me esforço e até consigo entender algo
    mas as vezes demoro pra entender.
    2-o professor explica bem .Só podia atender mais individualmente.
    3- As questões faceis.
    4-Eu demoro pra entender.
    5-Nas matérias.Quase todas.ex:isoeletronicos
    6-Um pouco mais de atenção.
    7-Isotopos.Isoeletronicos.e mais outros .


    Tailaine elias t:12

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  5. 1.Não dos muito bom por que nem sempre consigo prestar totalmente atenção na aula.
    2.É bom pois explica bem a matéria e facilitando o nosso aprendizado.
    3.As aulas rendem bastante ,com isso interagimos mais aprendendo melhor.
    4.As vezes a conversa atrapalha um pouco fazendo com que nos mesmos nos prejudicamos.
    5.Não tenho muitas dificuldades o problema é que as vezes eu não e tendo a matéria e acabo ficando com dúvidas.
    6.Nenhuma sugestão pois acho que a única coisa que no meu caso eu preciso fazer é prestar mais atenção e tirar minhas dúvidas.
    7.Isótopos,Isóbaros,isótonos e isoeletrônicos. Kauane Bardina

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  6. 1.tenho bastante interece
    2.bem legal
    3.de 1 a 10 ,6 e o maximo pois eu não entedo muito
    4.4
    5.isoeletronicos
    6.explicações mais praticas
    7.ligações quimicas, alquimia
    8.Os átomos têm duas partículas com carga: os prótons (positivos) e os elétrons (negativos). O número de prótons de um átomo é igual ao de elétrons. Como a carga de um próton se contrapõe à carga de um elétron, o átomo é neutro.

    Os átomos, porém, podem ganhar ou perder elétrons, formando os íons. Se um átomo ganha elétrons, temos um íon negativo: o ânion; se um átomo perde elétrons, temos um íon positivo: o cátion. Veja os exemplos:

    9F → 9 prótons 9 elétrons

    9F- → 9 prótons 10 elétrons

    Lembre-se de que, na formação de um íon, somente o número de elétrons muda; o número de prótons permanece o mesmo.

    Átomos e íons que têm o mesmo número de elétrons são chamados isoeletrônico
    9.

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  7. 1.procuro entender o conteúdo para ficar mais fácil na hora da prova.

    2.Procura explicar da melhor forma possível.

    3.Exercícios são fáceis,l depois que você consegue entendeer a matéria.

    4.Muita conversa atrapalha ao entender e realizar exercícios.

    5.Ao realizar várias tarefas que não foi possível entender muito bem a explicação do conteúdo.

    6.Relembrar os assuntos antes de entrar em conteúdo novo.

    7.Ligação iônica e molecular.

    isabel t.11

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  8. o que é química?

    química é tudo que existe no mundo,por que não existe nada no mundo que não tenha substancias químicas.

    A importância do estudo da química

    ela é extremamente importante para a vida no nosso planeta, se os reagentes e produtos químicos não existissem seria muito difícil existir vida na Terra ou em qualquer outro lugar do universo, para ser mais preciso, nem mesmo o nosso sistema solar existiria, o sol também não existiria, visto que nele ocorre a cada segundo, milhões de reações de fusão nuclear que na verdade também é reação química.




    As ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem as moléculas, que constituem a estrutura básica de uma substância ou composto. Na Natureza existem aproximadamente uma centena de elementos químicos. Os átomos destes elementos químicos ao se unirem formam a grande diversidade de substâncias químicas. Para exemplificar podemos citar o alfabeto em que podemos juntar as letras para formar as palavras. Os átomos, comparando, seriam as letras e, as moléculas seriam as palavras. Na escrita não podemos simplesmente ir juntando as letras para a formação de palavras: aasc em português não tem significado (salvo se corresponder a uma sigla); porém se organizarmos essas letras teremos casa que já tem o seu significado. Assim como na escrita a união estabelecida entre átomos não ocorre de qualquer forma, deve haver condições apropriadas para que a ligação entre os átomos ocorra, tais como: afinidade, contato, energia etc. As ligações químicas podem ocorrer através da doação e recepção de elétrons entre os átomos (ligação iônica). Como exemplo NaCl (cloreto de sódio). Compostos iônicos conduzem electricidade no estado líquido ou dissolvido. Eles normalmente têm um alto ponto de fusão e alto ponto de ebulição. Outro tipo de ligações químicas ocorre através do compartilhamento de elétrons: a ligação covalente. Como exemplo H2O (água). Existe também a ligação metálica onde os elétrons das últimas camadas dos átomos do metal saltam e passam a se movimentar livremente entre os átomos criando uma força de atração entre os átomos do metal, neste caso, não há perda de elétrons.


    A ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de Elétrons entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantêm a molécula resultante unida. Átomos tendem a compartilhar elétrons de modo que suas camadas eletrónicas externas sejam preenchidas e eles adquiram uma distribuição eletrónica mais estável. A força dessas ligações é maior que a das interações intermoleculares e comparável à da ligação iônica.

    Ligações covalentes normalmente ocorrem entre átomos com eletronegatividades similares e altas (geralmente entre dois não-metais), dos quais remover completamente um elétron requer muita energia.

    Esse tipo de ligação tende a ser mais forte que outros tipos de ligações, como a iônica. Ao contrário das ligações iônicas, nas quais os íons são mantidos unidos por atração coulômbica não direcional, ligações covalentes são altamente direcionais. Como resultado, Moléculas covalentemente ligadas tendem a formar-se em um número relativamente pequeno de formas características, exibindo ângulos de ligação específicos.
    v

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  9. O que é química?
    Química, significando "terra" é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, suas aplicações e sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.

    RELAÇÕES ATÔMICAS
    ISÓTOPOS
    Átomos com o mesmo número atômico (Z)
    Logo, pertencem ao mesmo elemento químico, mas os números de nêutrons são diferentes, portanto, têm diferentes números de massa (A)
    Um dado elemento químico pode ter vários ISÓTOPOS, que diferem uns dos outros pelo número de nêutrons contidos no núcleo.

    ISÓBAROS
    Átomos com o mesmo número de massa (A)
    São átomos de diferentes elementos (de números atômicos diferentes), mas que apresentam o mesmo número de massa.

    ISÓTOPOS
    Átomos com o mesmo número de nêutrons (N)
    Tem o mesmo nº de nêutrons, mas diferente nº de prótons e, portanto, nº de massa.
    ISOELETRÔNICOS
    Número de elétrons iguais (S)
    Elementos químicos diferentes que possuem a mesma quantidade de elétrons.

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  10. Química

    Química ( significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, suas aplicações e sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e regem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.

    A hipótese atomística
    Uma das maiores vitórias da Química, devido ao uso de balanças nos experimentos, foi, sem dúvida, devida a John Dalton. Esse cientista inglês ficou intrigado com o fato de que, ao decompor qualquer substância em seus constituintes mais simples, as razões entre as massas das diversas substâncias obtidas poderem ser sempre escritas a partir de números inteiros de pequeno valor, ocorrendo frequentemente razões, do tipo 1:2, 2:3, 5:2 etc.
    Com base nesse curioso dado experimental, Dalton propôs, em 1881, um modelo para a constituição da matéria: tais dados seriam facilmente explicados se toda a matéria fosse constituída por unidades indivisíveis, nomeadas de átomo (do grego "indivisível"). Tal conceito, cuja primeira descrição provinha do filósofo grego Demócrito, agora surgia, naturalmente, de medidas quantitativas rigorosas.

    ISOTOPIA, ISOBARIA, E ISOELETRÔNICOS
    Isotopia ou Isótopos
    Átomos de um mesmo elemento químico, portanto de mesmo número atômico (mesmo Z), podem ter diferentes números de nêutrons no núcleo. Por essa razão, seus números de massa (A) serão diferentes. É o que acontece, por exemplo, com o elemento químico carbono, que te três isótopos encontrados na natureza:
    6C12 6C13 6C14
    O nome do isótopo é o nome do próprio elemento, seguido do seu número de massa. Assim, os isótopos de carbono são: carbono-12, carbono-13 e carbono-14.
    1H1 = prótio
    1H2 = deutério
    1H3 = trítio

    sobaria ou Isóbaros
    Pode acontecer de átomos de elementos diferentes, portanto de diferentes números atômicos, possuírem igual soma de prótons e de nêutrons (mesmo A). A esse fenômeno chamamos de isobaria e aos átomos correspondentes, de Isóbaros.
    Veja os exemplos:
    18Ar40 19K40 20Ca40


    Isotonia ou Isótonos
    Pode acontecer, ainda, que átomos de elementos químicos diferentes possuam o mesmo número de nêutrons, mas que têm número atômico e número de massa diferentes. Tomemos como exemplo o flúor e o neônio, ambos, no caso, com 10 nêutrons:
    9F1910Ne20
    Cálculo do número de nêutrons:
    A = Z + n ► n = A – Z
    Para o F: n = 19 – 9 = 10
    Para o Ne: n = 20 – 10 = 10

    Isoeletrônicos
    Os átomos têm duas partículas com carga: os prótons (positivos) e os elétrons (negativos). O número de prótons de um átomo é igual ao de elétrons. Como a carga de um próton se contrapõe à carga de um elétron, o átomo é neutro.
    Os átomos, porém, podem ganhar ou perder elétrons, formando os íons. Se um átomo ganha elétrons, temos um íon negativo: o ânion; se um átomo perde elétrons, temos um íon positivo: o cátion. Veja os exemplos:
    9F → 9 prótons 9 elétrons
    9F- → 9 prótons 10 elétrons
    Lembre-se de que, na formação de um íon, somente o número de elétrons muda; o número de prótons permanece o mesmo.
    Átomos e íons que têm o mesmo número de elétrons são chamados eletrônicos. Veja os exemplos:
    19K+ 16S2 18Ar40
    18 prótons 18 prótons 18 prótons

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  11. O que é Química?

    A química está presente em todos os seres vivos. O corpo humano, por exemplo, é uma grande usina química. Reações químicas ocorrem a cada segundo para que o ser humano possa continuar vivo. Quando não há mais química, não há mais vida.

    Espécies Isoeletrônicas
    Quando as espécies apresentam o mesmo número de elétrons, elas são isoeletrônicas, e tem estruturas eletrônicas semelhantes. Apresentam ainda as mesmas estruturas de Lewis e, portanto, igual número de elétrons de valência. Visto que os gases nobres são estáveis, as espécies isoeletrônicas em relação aos mesmos também devem ser relativamente estáveis.

    Isoeletrônicos
    Os átomos têm duas partículas com carga: os prótons (positivos) e os elétrons (negativos). O número de prótons de um átomo é igual ao de elétrons. Como a carga de um próton se contrapõe à carga de um elétron, o átomo é neutro.
    Os átomos, porém, podem ganhar ou perder elétrons, formando os íons. Se um átomo ganha elétrons, temos um íon negativo: o ânion; se um átomo perde elétrons, temos um íon positivo: o cátion.

    Isobaria ou Isóbaros
    Pode acontecer de átomos de elementos diferentes, portanto de diferentes números atômicos, possuírem igual soma de prótons e de nêutrons (mesmo A). A esse fenômeno chamamos de isobaria e aos átomos correspondentes, de isóbaros.

    Isótopos são átomos com o mesmo número atômico mas número de massa diferentes. Isóbaros são átomos com o número de massa igual , mas o número atômico é diferente. Isótonos são átomos com o mesmo número de nêutrons.

    A química exerce grande participação no nosso cotidiano. Grande parte dos compostos produzidos em nosso corpo são orgânicos por exemplo a uréia e a glicose. Não apenas em nós, como também em todos os seres vivos, sejam eles vegetais ou animais.

    . Ligações químicas: ligações iônica e covalente pelo modelo do octeto. Diferenças entre composto iônicos e moleculares quanto aos pontos de fusão, de ebulição e quanto à condutividade elétrica. Polaridade das moléculas. Previsão de solubilidade em função da polaridade. Ligações intermoleculares. Pontes de hidrogênio em particular.


    Melina T:12

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  12. O que é química?


    Quando uma folha de árvore é exposta à luz do sol e é iniciado o processo da fotossíntese, o que está ocorrendo é química. Quando o nosso cérebro processa milhões de informações para comandar nossos movimentos, nossas emoções ou nossas ações, o que está ocorrendo é química. A química está presente em todos os seres vivos. O corpo humano, por exemplo, é uma grande usina química. Reações químicas ocorrem a cada segundo para que o ser humano possa continuar vivo. Quando não há mais química, não há mais vida.
    Há muitos séculos, o homem começou a estudar os fenômenos químicos. Os alquimistas podiam estar buscando a transmutação de metais. Outros buscavam o elixir da longa vida. Mas o fato é que, ao misturarem extratos de plantas e substâncias retiradas de animais, nossos primeiros químicos também já estavam procurando encontrar poções que curassem doenças ou pelo menos aliviassem as dores dos pobres mortais. Com seus experimentos, eles davam início a uma ciência que amplia constantemente os horizontes do homem. Com o tempo, foram sendo descobertos novos produtos, novas aplicações, novas substâncias. O homem foi aprendendo a sintetizar elementos presentes na natureza, a desenvolver novas moléculas, a modificar a composição de materiais. A química foi se tornando mais e mais importante até ter uma presença tão grande em nosso dia-a-dia, que nós nem nos damos mais conta do que é ou não é química.
    O que sabemos, no entanto, é que, sem a química, a civilização não teria atingido o atual estágio científico e tecnológico que permite ao homem sondar as fronteiras do universo, deslocar-se à velocidade do som, produzir alimentos em pleno deserto, tornar potável a água do mar, desenvolver medicamentos para doenças antes consideradas incuráveis e multiplicar bens e produtos cujo acesso era restrito a poucos privilegiados. Tudo isso porque QUÍMICA É VIDA.

    Isotopos, isobaros e i isoeletrônicas
    Isotopia
    Átomos de um mesmo elemento químico, portanto de mesmo número atômico (mesmo Z), podem ter diferentes números de nêutrons no núcleo. Por essa razão, seus números de massa (A) serão diferentes. É o que acontece, por exemplo, com o elemento químico hidrogênio, que possui três tipos de átomos, cada qual com um número de massa diferente:
    1H1 1H2 1H3
    O hidrogênio 1H1 é o único átomo cujo número de nêutrons é inferior ao número de prótons.
    A reunião de isótopos de um mesmo elemento químico chama-se mistura isotópica e o fenômeno, isotopia.
    O termo isótopo (do grego isso, ‘mesmo’, e topos, ‘lugar’) significa mesmo lugar, aludindo ao fato de que os isótopos ocupam lugar idêntico no sistema periódico.
    Isobaria
    Pode acontecer de átomos de elementos diferentes, portanto de diferentes números atômicos, possuírem igual soma de prótons e de nêutrons (mesmo A). A esse fenômeno chamamos de isobaria e aos átomos correspondentes, de isóbaros.
    Observando-se a tabela de isótopos apresentada anteriormente, verifica-se que os elementos argônio potássio e cálcio têm, cada um deles, um isótopo de mesmo número de massa (40). Esses átomos de mesmo A são isóbaros:
    18Ar40 19K40 20Ca40
    O termo isóbaro (do grego iso, ‘mesmo’, e baros, ‘peso’) quer dizer mesma massa (peso).
    Isotonia
    Pode acontecer, ainda, que átomos de elementos químicos diferentes possuam o mesmo número de nêutrons. A esse fenômeno chamamos de isotonia e aos elementos envolvidos, de isótonos. Tomemos como exemplo o boro e o carbono, ambos, no caso, com seis nêutrons:
    5B11 6C12
    O termo isótono (do grego iso, ‘mesmo’, e tonos, ‘força’) significa mesma força, alusão ao fato de que os nêutrons são responsáveis pelas forças de coesão do núcleo.
    Espécies Isoeletrônicas
    Quando as espécies apresentam o mesmo número de elétrons, elas são isoeletrônicas, e tem estruturas eletrônicas semelhantes. Apresentam ainda as mesmas estruturas de Lewis e, portanto, igual número de elétrons de valência. Visto que os gases nobres são estáveis, as espécies isoeletrônicas em relação aos mesmos também devem ser relativamente estáveis.

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  13. A QUE É QUIMICA;A química está presente em todos os seres vivos. O corpo humano, por exemplo, é uma grande usina química. Reações químicas ocorrem a cada segundo para que o ser humano possa continuar vivo. Quando não há mais química, não há mais vida.




    QUAL SUA IMPORTÃNCIA;Há sempre uma tendência de se falar da importância da Amazônia por causa da grande diversidade de animais e vegetais que nelas habitam. Entretanto, a variedade de compostos químicos presentes na Amazônia deve ser também considerada.

    Ervas já eram utilizadas quando os portugueses aportaram no Brasil, e ainda são usadas hoje, só que na maioria das vezes, por laboratórios estrangeiros que depois revendem o produto para cá, mais caro, é claro.

    O tesouro químico amazônico engloba substâncias com propriedades repelentes, antitumorais e antimaláricas, entre outras. Da floresta, já foram extraídos compostos como a quinina (principal remédio de combate à malária), a estricnina (raticida) e a genipina (usada para a tintura de pele e cabelos). Venenos diversos, também, foram retirados de animais; óleos essenciais extraídos de plantas da região são hoje muito usados na perfumaria.

    No entanto, segundo o químico Otto Gottlieb, ainda se conhece menos que 1% de todo esse tesouro. As plantas da Floresta Amazônica podem possuir substâncias capazes de curar doenças ainda incuráveis, como câncer e Aids. Se o ritmo de devastaOs átomos têm duas partículas com carga: os prótons (positivos) e os elétrons (negativos). O número de prótons de um átomo é igual ao de elétrons. Como a carga de um próton se contrapõe à carga de um elétron, o átomo é neutro.

    Os átomos, porém, podem ganhar ou perder elétrons, formando os íons. Se um átomo ganha elétrons, temos um íon negativo: o ânion; se um átomo perde elétrons, temos um íon positivo: o cátion. Veja os exemplos:

    9F → 9 prótons 9 elétrons

    9F- → 9 prótons 10 elétrons

    Lembre-se de que, na formação de um íon, somente o número de elétrons muda; o número de prótons permanece o mesmo.

    Átomos e íons que têm o mesmo número de elétrons são chamados isoeletrônico
    9.ção da floresta continuar como está, a cura dessas doenças será jogada fora.

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  14. 1-TAINARA:meu desempenho é razoável;
    2-O desempenho do professor e ótimo
    3-um bom aprendizado;
    4-a conversa atrapalha;
    5-não entendo a matéria dos Isos....
    6-explicação mais clara;
    7-os Isos...

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  16. A importância da Química

    O que é Química?
    Química é a ciência que estuda a natureza da matéria, suas propriedades, suas transformações e a energia envolvida nesses processos.
    A química está presente em toda matéria orgânica e inorgânica, natural e artificial e tem contato diário e direto com o homem.
    PESQUISA
    Isótopos
    Átomos de um mesmo elemento químico, portanto de mesmo número atômico (mesmo Z), podem ter diferentes números de nêutrons no núcleo. Por essa razão, seus números de massa (A) serão diferentes. É o que acontece, por exemplo, com o elemento químico carbono, que te três isótopos encontrados na natureza:
    6C126C13 6C14
    Isóbaros
    Pode acontecer de átomos de elementos diferentes, portanto de diferentes números atômicos, possuírem igual soma de prótons e de nêutrons (mesmo A). A esse fenômeno chamamos de isobaria e aos átomos correspondentes, de isóbaros
    Veja o exemplo:
    18Ar4019K4020Ca40

    Isótonos
    Pode acontecer, ainda, que átomos de elementos químicos diferentes possuam o mesmo número de nêutrons, mas que têm número atômico e número de massa diferentes. Tomemos como exemplo o flúor e o neônio, ambos, no caso, com 10 nêutrons:
    9F1910Ne20
    Isoeletrônicos
    Os átomos têm duas partículas com carga: os prótons (positivos) e os elétrons (negativos). O número de prótons de um átomo é igual ao de elétrons.
    Como a carga de um próton se contrapõe à carga de um elétron, o átomo é neutro.
    Os átomos, porém, podem ganhar ou perder elétrons, formando os íons. Se um átomo ganha elétrons, temos um íon negativo: o ânion; se um átomo perde elétrons, temos um íon positivo: o cátion. Veja os exemplos:
    9F → 9 prótons 9 elétrons
    9F- → 9 prótons 10 elétrons

    Lembre-se de que, na formação de um íon, somente o número de elétrons muda; o número de prótons permanece o mesmo.
    Átomos e íons que têm o mesmo número de elétrons são chamados isoeletrônicos. Veja os exemplos:

    19K+16S2-18Ar40

    isabel

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  17. Moona
    1-Meu desempenho é bastante,pois gosto muito da matéria,e sempre tento me esforçar mais!
    2-O professor é ótimo,pois explica muito bem,e sempre nos ajuda quando estamos com dificuldades.Continue assim :D
    3-Um bom aprendizado e os conteúdos são muito bons!As aulas são bem divertidas,e sempre fico a vontade nas aulas de química!
    4-A turma é muito conversadeira,e isso me atrapalha as vezes.
    5-Não há muitas dificuldades,mas sempre que surge uma o professor está sempre ali para nos ajudar!
    6-O único problema é a conversa,eu acho que tem que vir de cada aluno se por no seu lugar e ter respeito!
    7-Quero me aprimorar no conteúdo sobre isoeletrônicos

    Beijos Professor Daniel :D
    By: Monalisa Benetti Foss

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  18. Fran y Juh t 11
    1-nosso desempenho é bom,mas temos algumas
    dificuldades em aprender a matéria.Gostamos bastante da matéria por isso nos esforçamOs bastante para ter uma bOa notaa.


    2-é muito bom ele explica bem a matéria quandO temOs dificuldades ele explica de novO,até enterdemOs.


    3-temOs um bom desempenhO' a matéria é interessante não é repetitivaa' o professor sabe explicar sem detelhes sem demorar falaa rapidO e a gentee pegaa rapidO a matériaa'...


    4-algumas matéria e exercicíos muito complicadOs...prOvas muito dificieis...e a turmaa nãO colabora dai fica mais dificil de compreender'


    5-em provas trabalhOs e alguns exercicios'...


    6-fazendO mais facieis,mais trabalhOs e menOs provas'...



    7-os isótopOs,os isóbarOs,isótonOs...


    bjOs'

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  19. mOaa'e taiaa'
    1- nOs esforçamos ao máximo mas muitas vezes é dfícil entender algumas coisas!
    2- O professor explica bem, mas ainda não nos acostumamos ao seu jeito de explicar talvez por sermos novas na escola!
    3-um bom aprendizado!
    4-a turma é bastante agitada por isso atrapalha bastante!
    5-sim e muitas... as matérias talvez sejam fáceis mas naum sabemos porque não entendemos!
    6-achamos que devemos tentar entender se esforçar mais estudar bastante em casa e pedir a ajuda do professor!
    7-todos os isos!

    bjO..

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  20. conceito e a importância do estudo da química

    Química é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, suas aplicações e sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
    Fases ou estados da matéria são conjuntos de configurações que objetos macroscópicos podem apresentar. São três os estados ou fases considerados: sólido, líquido e gasoso. Outros tipos de fases da matéria.

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  21. Porque estudar química:

    Porque é uma ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que os constituem de suas características. Estudamos química para ver a maneira pela qual os elementos reagem a tal forma.

    1- (Pâmela) Tento prestar atenção mas, converso muito.
    1- (Tamara) Eu me esforço mas, tenho dificuldade de entender.

    2- (Pâmela e Tamara) Bom mas, as vezes explica rápido demais.

    3- (Pâmela e Tamara) As pesquisas e os debates sobre os assuntos de química.

    4- (Pâmela e Tamara) As explicações as vezes muito rápidas e as conversas.

    5- (Tamara) Não me dou bem com a tabela periódica.
    (Pâmela) Eu tento prestar bastante atenção mas, me perco com bivalente. trivalente essas coisas :s

    6- (Tamara e Pâmela) A conversa dos guri e insistir mais se tds entenderam.

    7- (Tamara) Isobáros, Isotopos, Isoeletronicos.
    (Pâmela) Eu apenas me confundo na hora de ver se é isobáros, isotobos e as coisas em comum.

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  22. Isotopos

    Isótopos são átomos de um elemento químico cujos núcleos têm o mesmo número atômico, ou seja, os isótopos de um certo elemento contêm o mesmo número de prótons designado por "Z", mas que contém diferentes números de massas atómicas, designadas por "A". A palavra isótopo, que significa "no mesmo lugar", vem do fato de que os isótopos se situam no mesmo local na tabela periódica. A diferença nos pesos atómicos resulta de diferenças no número de neutrons nos núcleos atómicos, ou seja, os isótopos são átomos que possuem a mesma quantidade de prótons, mas não a mesma de neutrons. Ex.: O átomo de Hidrogênio possui três formas de isótopos: o Prótio (1 próton sem néutron) o Deutério (1 próton e 1 nêutron) e o Trítio (1 próton e 2 nêutrons). Na nomenclatura científica, os isótopos são designados pelo nome do elemento seguido por um hífen e pelo número de núcleos (prótons e nêutrons) no núcleo atómico (ex: ferro-57, urânio-238, hélio-3). Na forma simbólica, o número de núcleos é escrito como um prefixo subido do símbolo químico
    Isóbaros

    Isóbaros são átomos de diferentes elementos químicos e, portanto, de diferentes números atômicos (Z), mas que apresentam o mesmo número de massa (A).
    Exemplos:
    6C14 (A=14 e Z=6) e 7N14 (A=14 e Z=7)
    18Ar40 (A=40 e Z=18) e 20Ca40 (A=40 e Z=20)

    Isotonos


    Em química, isótonos são átomos que diferem no número atômico (número de prótons) e no número de massa, porém apresentam o mesmo número de nêutrons. Exemplo: O Boro e o Carbono apresentam, cada um, 6 nêutrons:
    Boro: Z=5 e A=11 contém 5 prótons e 6 neutrons
    Carbono: Z=6 e A=12 contém 6 prótons e 6 neutrons

    isoeletronicos

    Isoeletrônicos são íons (cations ou ânions) ou átomos que possuem o mesmo número de elétrons e portanto têm a mesma configuração eletrônica no estado padrão.
    Por exemplo: 13Als+3 = Elétrons = 13-3 E=10

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  23. Química

    Isóbaro
    Isóbaros são átomos de diferentes elementos químicos e, portanto, de diferentes números atômicos (Z), mas que apresentam o mesmo número de massa (A).
    Exemplos:
    6C14 (A=14 e Z=6) e 7N14 (A=14 e Z=7)
    18Ar40 (A=40 e Z=18) e 20Ca40 (A=40 e Z=20)
    A propriedade de dois ou mais elementos apresentarem o mesmo número de massa é denominada "isobaria". Observa-se que mesmo os isóbaros apresentando o mesmo número de massa, isso não significa que apresentem exatamente a mesma massa atómica
    Os diferentes tipos de átomo e suas representações
    Cada um dos tipos de átomos existentes na natureza ou gerados artificialmente, é chamado de elemento químico. Cada um deles é identificado por um nome e um símbolo formado por uma ou duas letras. A primeira é sempre maiúscula e a segunda, quando houver, sempre minúscula. O nome do elemento varia de idioma para idioma, mas o símbolo é único para o mundo todo.
    Número de Massa (A): informa a somatória de prótons e nêutrons contida num determinado átomo.
    Número Atômico (Z): informa a quantidade de prótons contida num determinado átomo. Átomos com mesmo número atômico pertencem ao mesmo elemento químico. Ter mesmo valor para Z garante que os átomos possuam mesmo comportamento químico. Z também informa o número de elétrons, se o átomo em questão for neutro. Subtraindo Z do valor de A, obtemos o número de nêutrons.
    Z = prótons (sempre) = elétrons (átomos neutros)
    A - Z = nêutrons (sempre)




    Isótono
    Em química, isótonos são átomos que diferem no número atômico (número de prótons) e no número de massa, porém apresentam o mesmo número de nêutrons. Exemplo: O Boro e o Carbono apresentam, cada um, 6 nêutrons:
    Boro: Z=5 e A=11 contém 5 prótons e 6 neutrons
    Carbono: Z=6 e A=12 contém 6 prótons e 6 neutrons
    A propriedade entre os átomos de elementos químicos diferentes que apresentam o mesmo número de nêutrons é denominada isotonia.

    Isótonos são átomos com o mesmo número de nêutrons .
    Como no caso do Boro e do Carbono.


    Isótopo

    Isótopos são átomos de um elemento químico cujos núcleos têm o mesmo número atômico, ou seja, os isótopos de um certo elemento contêm o mesmo número de prótons designado por "Z", mas que contém diferentes números de massas atómicas, designadas por "A". A palavra isótopo, que significa "no mesmo lugar", vem do fato de que os isótopos se situam no mesmo local na tabela periódica. A diferença nos pesos atómicos resulta de diferenças no número de neutrons nos núcleos atómicos, ou seja, os isótopos são átomos que possuem a mesma quantidade de prótons, mas não a mesma de neutrons. Ex.: O átomo de Hidrogênio possui três formas de isótopos: o Prótio (1 próton sem néutron) o Deutério (1 próton e 1 nêutron) e o Trítio (1 próton e 2 nêutrons).

    Isoeletrônicos
    São íons (cations ou ânions) ou átomos que possuem o mesmo número de elétrons e portanto têm a mesma configuração eletrônica no estado padrão.
    Por exemplo: 13Als+3 = Elétrons = 13-3 E=10
    Os átomos, porém, podem ganhar ou perder elétrons, formando os íons. Se um átomo ganha elétrons, temos um íon negativo: o ânion; se um átomo perde elétrons, temos um íon positivo: o cátion.

    Átomos e íons que têm o mesmo número de elétrons são chamados isoeletrônicos.

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  24. Eu entendi... melhor que antes.. deu pra ter uma noçao..assim... mais da materia...pra entender um pouko mais sobre o q é.. isobaros.isotonos e isoeletronicos..

    vlw.. bjos sor
    Melina T:12

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  25. Bom!!!!!!!!!eu entendiii bem mais que antes!!!
    A agora pelo menos eu sei pra que q serve;Isotopo, isobaros , isotono e isoeletronicos.
    To começando a entender bem mais.

    Bjo Sor
    até +!!!!!!!!


    Tailaine elias Turma:12

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  26. Isóbaros: são atomos de diferentes elementos quimicos que apresentam diferentes nº atomicos e nº de massa igual.

    6C14 (A=14 e Z=6) e 7N14 (A=14 e Z=7)

    Nº de massa igual e sendo o mesmo elemento é só olhar na tabela o elemento vai ser o mesmo nº atomico.

    Isótono: são atomos diferentes do nº atomico e nº de massa mas, apresentam o mesmo nº de neutrons.

    Carbono: Z=6 e A=12 contém 6 prótons e 6 neutrons.

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  27. Este comentário foi removido pelo autor.

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  28. QUÍMICA!

    No século XVII os fenômenos da natureza reduziram-se aos precessos mecânicos que se explicam pelas leis dos movimentos dos corpos no espaço e por mudanças puramente qualitativas. A interpretação mecanicista baseava-se na idea de que os fenêmenos naturais são regidos por leis que podem ser formuladas matematicamente.
    Francis Bacon e Tené Descartes, ambos se preucupavam com os procedimentos a serem adotados pelos cientistas em seu trabalho de investigação da natureza, Suas ideas influenciaram profundamente em pensamentos e atitudes da época.
    As concepções utilizadas para descrever a natureza são chamadas de MODELOS. Não existe modelo certo nem errado: ele apenas descreve os fatos observados e permite prever novas observações, se não funciona nesse caso é reformulado ou abandonado.
    A QUÍMICA É A CIÊNCIA QUE ESTUDA A MATÉRIA, SUAS CARACTERÍSTICAS E TRANFORMAÇÕES.

    Nomes: Ana Paula, Daniela e Nicole
    T21

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  29. A Química
    A química e a ciência q estuda a matéria, suas características e transformações.
    A concepção dos alquimistas de um universo vivo e compreendido por meio de signos e símbolos começa a romper-se no século XVII, dando lugar a uma interpretação quantitativa e mecanicista do mundo e da matéria.
    A interpretação quantitativa foi possível graças ao aprioriamento de instrumentos de medida, como a balança.
    A interpretação mecanicista baseava-se na idéia de que os fenômenos naturais são regidos por leis que podem ser formuladas matematicamente.
    Um elemento, de acordo com Boyle, deveria ser definido como uma substancia perfeitamente homogênea a qual os corpos se reduziriam após terem sido submetidos a todos os métodos de decomposição conhecidos.
    Os dados obtidos por Boyle em inúmeras experiencias levaram-no a acreditar que a matéria seria formada por átomos, que seriam fisicamente vácuo, criariam aglomerados suficientemente firmes e coesos que resistiriam aos processos químicos. Esses agregados seriam os responsáveis pelas características imutáveis da natureza.
    Nome:|Rafael Cavichioni
    Turma:21

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  30. A Química está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento humano, abarcando as transformações de matérias e as teorias.A história da química se relaciona com a história dos químicos e mostra os sucessos alcançados por eles durante todo o tempo. A ciência química surge no século XVII a partir dos estudos de alquimia populares entre muitos dos cientistas da época. Considera-se que os princípios básicos da química se recolhem pela primeira vez na obra do cientista britânico Robert Boyle: The Sceptical Chymist (1661). A química,começa a ser explorada um século mais tarde com os trabalhos do francês Antoine Lavoisier e as suas descobertas em relação ao oxigênio com Carl Wilhelm Scheele.
    Fundamentos:em meados do seculo VI a.C,uma nova percepção do mundo se cristalizou entre pensadores.Mitos e dogmas religiosos foram postos de lado,em um primeiro esforço de compreenção.O desenvolvimento politico e social das cidades e a ideia de uma força superior aos deuses conduziram a busca de leis que explicassem as forças naturais.A diversidade de materiais na natureza resultaria das diferenças entre os
    *atomos e das infinitas maneiras como podiam ser combinados.Com essa concepção explicavam tbm a alma humana:ela seria formada por atomos leves,lisos e redondos.

    Nome:Maximi, Patricia Z., Paula.
    T:21

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  31. História da Alquimia

    A alquimia teve seu auge entre os séculos XIV e XVI, e teve suas origens no Egito. Na cidade de Alexandria centro de conhecimento erigido pelo imperador Alexandre. Essa técnica envolvia processos químicos de embalsamamento e manipulação de metais. Essa técnica egípcia passou a considerar que toda a matéria viva era constituída pelos quatro elementos:terra, fogo, água e ar.
    Enquanto os romanos dominavam o Egito,a alquimia passou a ser condenada pelas autoridades imperiais.Com a oficialização do cristianismo,ordenada por Constantino,em 330,um grupo de hereges foi perseguido pelas autoridades romanas.Conhecidos como nestorianos,eles refugiaram-se da perseguição religiosa na pérsia.Naquela época os persas se interessavam pela alquimia.
    O alcorão,livro dos muçulmanos,previa que o conhecimento da natureza era uma forma louvável de se aproximar de Alá.Por isso os árabes desenvolveram estudos envolvendo elementos químicos e metais preciosos.Enquanto os islâmicos desenvolviam os estudos,a Europa medieval pouco sabia sobre os estudos.
    Com o movimento cruzadista,na baixa idade média,a alquimia entrou em contato com a Europa.A sua busca pela vida eterna,entrou em choque com o pensamento religioso da época.Isso era visto como uma ofensa a Deus.Desta forma,para evitar perseguições ou seus conhecimentos desvendados,os alquimistas costumavam utilizar uma simbologia que costumava guardar os processos e experimentos desenvolvidos.
    Mesmo sendo vista,pela igreja,como uma ofensa,a alquimia foi comum entre alguns clérigos.Roger Bacon e São Tomas de Aquino relataram a obtenção de ouro através de outras substâncias e a criação do homem mecânico.
    No séc. XVII,Robert Boyle começou o fundamento de uma nova ciência:a química.No entanto próprio Boyle acreditava que um metal podia ser transmutado.Isaac Newton foi um cientista interessado pela alquimia.O encontro da pedra filosofal ocupou vários de seus estudos.
    No entanto a versão mais tradicional para a origem da alquimia é a de que tudo teria começado a se desenvolver na Alexandria.A absorção de ciências ocultas dos vários lugares do mundo como a Síria,Mesopotâmia,Pérsia,Caldéia e Egito,resultaram em um caráter místico.Mas a sabedoria espiritual não era o principal objetivo dos alquimistas.Os alquimistas queriam realizar a grande obra alquímica,a pedra filosofal,os alquimistas diziam que a pedra filosofal poderia transformar qualquer metal inferior em ouro,considero o elemento mais perfeito.Há quem afirme que a pedra filosofal,tenha sido concretizada.Mas não se pode afirmar,devido à variedade de nomes relacionados ao verdadeiro autor da pedra.
    A manifestação da alquimia ocorreu no mundo todo,havendo lugares com características próprias onde isso ocorreu.As práticas alquímicas podem ser reconhecidas nas Américas do sul e Central na China e na Índia.Todas tinham o mesmo trio de motivos combinados,mas surgiram diferenças na sociedade no qual se manifestaram.Nas Américas,havia a obsessão pelo ouro,enquanto na China eles se concentravam mais na medicina e na salvação,sendo que a mistura dos dois seria utilizada na busca da imortalidade ou da juventude eterna,através do”elixir da vida” chinês.
    No ano de 391 d.C.,a biblioteca de Alexandria foi incendiada pelos cristãos.Seus segredos foram levados para uma seita cristã,o nestorianismo,para seu novo destino.Após o Concílio de Éfeso,o nestorianismo foi declarado uma heresia,e seus seguidores tiveram de fugir,os que insistiram na prática clandestina da alquimia,transmitiram seus segredos aos zoroatristas.Quando o imperador cristão Justiniano fechou a academia de Platão em Atenas,no ano de 529,iniciou-se o período chamado de idade das trevas,que duraria pelos próximos cinco séculos.


    César Tonetto, Renan Bertoldi, Cristiano Foss- T12

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  32. Química
    A química estuda a natureza da matéria suas propriedades, transformações ia energia nesses processos.
    Esse nome vem do latim, significa grande arte dos filósofos herméticos da idade Média. Os alquimistas desenvolveram a ciência química.
    Não obteram nenhum processo resultante da pedra filosofal (que transformava qualquer metal em ouro) e do elixir da vida.
    Os alquimistas aperfeiçoaram técnicas de metalúrgica, sintetizaram varias substâncias isolaram outras, e registraram um grande número de experimentos em suas observações. O alquimista e médico suíço Theo Phrastus Bombastos vu Hohenheim desenvolveu a química medicinal.
    No período de 300 a 1400 em Alexandria surgiu a alquimia. O primeiro alquimista egípcio foi Zozimo de Pánapolis
    Química de hoje:
    Hoje não se admite que a química é uma das ciências predominante pratica, ela é uma ciência, e como tal é raciocinio

    Nathana Correa- T12

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  33. A química está presente em todos os seres vivos. O corpo humano, por exemplo, é uma grande usina química. Reações químicas ocorrem a cada segundo para que o ser humano possa continuar vivo. Quando não há mais química, não há mais vida.

    Há muitos séculos, o homem começou a estudar os fenômenos químicos. Os alquimistas podiam estar buscando a transmutação de metais. Outros buscavam o elixir da longa vida. Mas o fato é que, ao misturarem extratos de plantas e substâncias retiradas de animais, nossos primeiros químicos também já estavam procurando encontrar poções que curassem doenças ou pelo menos aliviassem as dores dos pobres mortais. Com seus experimentos, eles davam início a uma ciência que amplia constantemente os horizontes do homem. Com o tempo, foram sendo descobertos novos produtos, novas aplicações, novas substâncias. O homem foi aprendendo a sintetizar elementos presentes na natureza, a desenvolver novas moléculas, a modificar a composição de materiais. A química foi se tornando mais e mais importante até ter uma presença tão grande em nosso dia-a-dia, que nós nem nos damos mais conta do que é ou não é química.

    O que sabemos, no entanto, é que, sem a química, a civilização não teria atingido o atual estágio científico e tecnológico que permite ao homem sondar as fronteiras do universo, deslocar-se à velocidade do som, produzir alimentos em pleno deserto, tornar potável a água do mar, desenvolver medicamentos para doenças antes consideradas incuráveis e multiplicar bens e produtos cujo acesso era restrito a poucos privilegiados. Tudo isso porque QUÍMICA É VIDA.

    Pedro e Augusto.
    T11

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