sexta-feira, 12 de março de 2010

Avanço Científico

38 comentários:

  1. Desenvolvimento da Ciência

    Autores: Ezequiel Machado
    Mateus Tenher Hoff

    No começo, o que era transformado era a madeira, osso, rochas e peles tudo era transformado em armas, para os homens das cavernas se protegerem.
    Usando o ser humano dominou o fogo, ele aprendeu novas transformações como transformar barro em potes, etc...
    Isso foi um grande passo para a humanidade garantir seu alimento.
    Como já sabemos, na Antiguidade não havia uma teoria concreta sobre a estrutura do Universo. Assim durante muitos séculos, não foi registrada nenhuma nova teoria sobre a formação da matéria.
    Desse modo, visou-se estudar primeiro o movimento; posteriormente estudou-se o calor, a eletricidade, o magnetismo, o som e a luz. Porém, o estudo sobre a formação da matéria não foi totalmente deixada de lado nesse período.
    Depois disso veio o estudo dos metais, como o ouro e o cobre, que eram encontrados puros na superfície e a curiosidade levaram a tentar obter outros materiais. Eles acreditavam que os metais eram protegidos por espíritos e magias e eles acreditavam que os metais se desenvolviam como sementes.
    A partir do século IV d.C., aproximadamente, apareceram os chamados alquimistas, pessoas que praticavam a alquimia e tinham como base técnicas já conhecidas que eram utilizadas para trabalhar com metais, vidros e outros materiais, os alquimistas também tinham como base a teoria dos quatro elementos. E com isso procuravam desenvolver técnicas de transformação da matéria. Devemos a eles algumas descobertas de substancias como (o ácido acético e o ácido clorídrico) e também algumas técnicas de separação e de misturas como, a destilação.
    A concepção (dos alquimistas) de um Universo vivo e compreendido por meio de signas e símbolos começa a romper-se no século XVII, dando lugar a uma interpretação quantitativa e mecanista do mundo e da matéria. Foi usado instrumentos, como a balança para aprimorar a interpretação quantitativa.
    A interpretação mecanista baseava-se na idéia de que os fenômenos naturais, que eram regidos por leis matematicamente e os fenômenos eram chamados de leis da natureza.
    Daí em diante, foi-se descobrindo os elementos.
    Por traz da alquimia surgiu a iatroquimica que procurava tratar de doenças usando substancias produzidas em laboratórios. Um dos nomes mais importantes da iatroquimica foi Paracelso.

    Bibliografia
    Sampaio, José Luiz; Calçado, Caio Sérgio. UNIVERSO DA FÍSICA. 2005
    Nóbrega, Olimpio Salgado; Silva, Eduardo Roberto; Silva, Ruth Hashimoto. QUÍMICA VOLUME ÚNICO. 2005.

    Agradecimentos:

    Agradecemos primeiramente a Deus, e ao professor Daniel Raber pelo seu trabalho, e aos nossos fãs, sem eles a nossa caminhada não teria sentido.

    ResponderExcluir
  2. Nomes: Ketlin e Deonéia
    Turma: 13

    O desenvolvimento da ciência
    Ao longo dos séculos, o ser humano, para entender os fenômenos naturais, desenvolveu várias formas para saber sobre o mundo.
    Madeira, ossos, rochas e peles foram os primeiros materiais utilizados pelo ser humano. Aprendendo a transformá-los, nossos antepassados puderam fabricar ferramentas e objetos.. Assim uma pedra poderia ser transformada em um objeto cortante; um pedaço de pau poderia ser utilizado como lança.
    No início do desenvolvimento, o homem primitivo acreditava que os fenômenos naturais como, o vento, o mar, o fogo, as árvores e os animais eram controlados por espíritos e forças ocultas. Para se relacionar com os espíritos o homem primitivo usou procedimentos usando magia. Procurava encontrar feitiços e porções que pudesse controlar as forças da natureza e pôr a seu favor. Com isso, aos poucos foi acumulando conhecimentos e técnicas como, fermentação, curtição, tingimento, vetrificação e metalurgia.
    Os primeiros metais que o ser humano utilizou foram OURO e COBRE.
    Entretanto, a sociedade se desenvolveu em função da mineração e da metalurgia manteve a visão mágica e sagrada do universo que herdou das sociedades agrícolas e caçadoras. Para os seres humanos dessa época, os metais protegidos pelos espíritos, desenvolveram-se como sementes no ventre da terra.
    Durante milhares de anos, acreditava-se nesse modo de interpretar o mundo. Mas as técnicas foram se desenvolvendo cada vez mais.
    Mitos e dogmas religiosos foram postos de lado, em um primeiro esforço de compreensão de realidade. Para a vida ou a morte a guerra ou as doenças, a colheita ou inundação.
    Em meados do século VI a.c surgiram diferentes explicações sobre o que existe na natureza Por exemplo: Para Tales, todas as coisas originavam-se da água, o fogo, o ar e terra, combinando tudo na teoria dos quatro elementos.
    No século V a. c acreditava-se que o mundo seria formado por átomos. No século XVII denominaram que todo o universo foi criado por Deus. Mas neste mesmo século outro cientista chamado Robert Boyle encontrou uma maneira objetiva de explicar o mundo. Ele denominou que a química é a ciência q estuda os fenômenos naturais, suas características e formações, e com isso passou a não se acreditar mais em magia.

    ResponderExcluir
  3. Nomes: Nathália Pase e Raquel de Walle
    T11

    A velocidade da evolução

    A ciência estabeleceu algumas teorias e até experimentos mostrando os passos dados pela humanidade desde a origem do universo. A ciência ainda está engatinhando quando analisamos os mistérios que ainda precisamos decifrar.
    O principal desde trabalho é mostrar a tecnologia e seus avanços, não entrando no mérito político e filosófico desta evolução. Um aspecto econômico está inserido no contexto, mas a abordagem principal são os eventos e inventos que trouxeram o home até os dias de hoje, tecnologicamente falando.
    Dados levantados de várias fontes mostram que a ciência estabeleceu a origem do universo há 14 bilhões de anos atrás o Big-Bang.
    O planeta terra tem sua formação estimada há 3,8 bilhões de anos, a vida há 850 milhões de anos, as primeiras plantas, ou os precursores da vida como conhecemos hoje, surgiram há 550 milhões de anos.
    Uma mudança climática teria ocorrido há 8.000 anos, o descongelamento do gelo acumulado nas montanhas e dos pólos, provocou um aumento de 100 metros no nível dos oceanos. Acredita-se que a navegação é iniciada a partir desta situação a partir desta situação. Essa mudança propiciou o inicio das terras férteis. Neste período o humano, até então nômade, começa a se fixar na terra e plantar, domesticar animais e outras atividades primitivas. As primeiras ferramentas e os globos começam a ter sua população aumentada, comida abundante levou a população dos 30 mil para os 100 mil habitantes em pouco tempo. O marco dos 300 mil habitantes se dá no ano Cristão Zero. O primeiro bilhão foi atingido em 1804, o segundo em 1927, o terceiro em 1960. Em 2007 éramos 6,6 bilhões, e segundo Paul Ehrlich, o tamanho ideal da população da Terra é de 2 bilhões de habitantes.
    A comunicação entre os seres humanos é estabelecida entre 15 e 8 mil anos começando com grunhidos, barulhos, tambores e finalmente a fala incipiente.
    O berço da nossa civilização foi iniciado há 3,5 mil anos, entre os rios Tigres e Eufrates e a formação das primeiras cidades, algumas que chegaram a 40 mil habitantes No Egito, Babilônia, Mesopotâmia e Assíria iniciamos nossa caminhada tecnológica e civilizatória. O homem iniciou seu processo de fixação e agricultura há 8 mil anos e em 3,5 mil anos atinge um grau de cultura social e organização. Entre 6 mil e 3,5 anos, destacam-se a criação e utilização da cerâmica, do bronze e de mapas, as primeiras tecnologias que diferenciaram o ser humano dos outros animais.
    No período entre o berço da civilização e o ano zero Cristão foram de muitos progressos. A bússola, o papel, a escrita, os primeiros passos da química, da física, matemática, astronomia e filosofia.
    Na China, Japão e no próprio Império Romano, nas épocas que antecederam a virada e o inicio do calendário Cristão, tivemos muitas invenções e evolução, principalmente a continuidade do progresso das ciências, escrita e o precursor do papel que temos hoje, inventado na China em 400 A.C.
    Dando um salto do período inicial da era Cristã até o renascimento no século XV. A idade média é marcada pelo feudalismo, guerras, pestes e muito pouco progresso se considerarmos toda a evolução da humanidade.
    A escola de Sagres em Portugal, comparada a NASA dos EUA na época e Gerolamo Cardano que iniciou as discussões sobre eletricidade. A escola foi responsável por diversos inventos e descobrimentos científicos, aprimorou todo o conhecimento do passado, melhorou e quebrou paradigmas.
    Nos séculos XV, XVI e XVII tivemos as grandes expedições e descobertas. Muito importantes na evolução, períodos foram antecessores de um dos séculos mais importantes para a nossa evolução, o século XVIII.
    [...]

    ResponderExcluir
  4. [...]
    O ápice do iluminismo se deu com a revolução das ciências, da física, matemática, química, medicina, astronomia e a derrubada do domínio espiritual que cicatrizava ainda as feridas da inquisição e da era feudal.
    Grandes inventos, e grandes nomes surgiram e deram o passo definitivo na civilização e no progresso da humanidade no século XVIII. A eletricidade foi um dos pilares que moveram o ser humano.
    Na revolução industrial tivemos grandes acontecimentos, alguns dos mais importantes que foram cruciais e determinantes para chegarmos até aqui.

    1675 - Observou forças elétricas no vácuo (Robert Boyle)
    1689 - Motor a vapor (Thomas Newcomen)
    1740 - Aço (Benjamin Huntsman)
    1750 – Experiência com a descarga atmosférica (Benjamin Franklin)
    1752 – Para Raio (Benjamin Franklin)
    1800 – Bateria Elétrica (Alexandre Volta)
    1803 - Embarcação a vapor (Robert Fulton)
    1807 – Iluminação a gás (Pall Mall)
    1820 – Interação entre Magnetismo e Eletricidade (André-Marie Ampère)
    1827 – Teoria dos circuitos, lei de Ohm (Georg Ohm)
    1831 – Principio do transformador – (Michael Faraday)
    1844 – Telegrafo (Samuel Morse)
    1876 – Telefone (Graham Bell)
    1879 – Lâmpada Elétrica (Thomas Edison)
    1882 – Sistema de distribuição elétrica (Thomas Edison)
    1885 – Motor a explosão (Guttlieb Daimler)
    1892 – Sistema de corrente alternada (Nikola Tesla)
    1895 – Rádio (Guglielmo Marconi)

    No final do século XIX a engenharia elétrica e a mecânica são reconhecidos como profissão e iniciamos o século XX, marcados pela ficção cientifica e pelas previsões tecnológicas. Ninguém poderia até então imaginar o que estava por vir ou onde poderemos chegar.
    O inicio do século é marcado pela invenção do avião, disputado pelos irmãos Wright americanos e pelo Santos Dumont. Dá-se como a data de 1906 como o voo do 14 Bis.
    Os veículos tomaram definitivamente as ruas, Henry Ford foi um dos maiores responsáveis pela massificação do automóvel em 1908.
    A administração, a economia e as ciências eram tremendamente influenciadas pelas descobertas do século passado e os avanços na química, física e matemática. Linhas de montagem com tecnologia e produtividade iam tomando conta das indústrias criando um ciclo virtuoso, crescimento, prosperidade, emprego e renda.
    O mundo mudava radicalmente e a tecnologia começa a suscitar desequilíbrios entre vários países. O resquício do passado de guerras volta a Europa e temos a primeira guerra mundial iniciada em 1914. Anos de disputas políticas, basicamente se desenhava a Segunda Grande Guerra com o apogeu de Hitler e seu poderio militar e tecnológico. Tanto na primeira guerra como na segunda, a tecnologia foi usada e aprimorada. Avanços da física, medicina, matemática e química continuam. A astronomia e a física ganham a teoria da relatividade com Albert Einstein, novos impulsos e tecnologia surgiram deste avanço da física.

    Bibliografia: Google

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Avanço cientifico e alquimia.
    Autores: Guilherme Dalateia,
    Marcos vinicíus menegali,
    Natanael dos Santos Amaral.


    Avanço cientifico e alquimia.

    Alguns objetos encontrados na natureza como: madeira, ossos, roxas e pele.
    Esses foram os primeiros materiais utilizados pelo ser humano. Aprendendo a transformá-los, nossos antepassados puderam fabricar ferramentas e objetos. Assim uma pedra podia ser transformada em um objeto cortante, desde que fosse devidamente lascada e talhada: pedaços de pau ou osso se afiados numa ponta pode ser usado como lança.
    Deste modo a utilização e a transformação dos matérias e o domínio do fogo significava um grande passo para a humanidade. Somente depois de utilizar o fogo como luzo calor dos materiais para garantir sua alimentação e sobrevivência e que daí o homem das cavernas se encaminha para a civilização com isso, lentamente foi se acumulando conhecimento pratico que usado aprimorado levara ao desenvolvimento técnico. Como fermentação, curtição, tingi mento, vetrificação e metalurgia.
    Ele admitia a idéia de uma substancia que, colocada em contato com qualquer metal o transformaria em ouro. Tal substancia, recebeu nomes de tinturas, elixir pedras filosofal, teria virtudes semelhantes ás dos remédios: curar doenças e dar longa vida ou até mesmo eternidade.
    Os alquimistas utilizaram na teoria dos quatro elementos para explicar de varias formas de composição de matéria.

    bibliografia:
    Qulica, volume unico/ Olimpio Salgado Nóbrega, Eduardo Roberto da Silva, Ruth hashimoto da Silva.
    E história da quimica.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Avanço Científico

    Nomes:Fabiana Duarte,Helaíse Ramos e Nicole Souza.

    Turma:12

    Os nossos antepassados usavam madeira,ossos e rochas para fabricar ferramentas e objetos.O ser humano então conseguiu dominar a técnica de iniciar e manter o fogo,ai sim veio muitas transformações. Depois de muito tempo o ser humano foi se aprimorando e desenvolveram técnicas como:fermentação,curtição,tingimento,vitrificação e mutalurgia.
    Os primeiros metais foram utilizados(6.000 a.C a 4.000 a.C),foram ouro e o cobre que eram ancontrados puros na superfície do solo.A primeira liga utilizada foi o bronze,formado por cobre e estanho.
    O Ferro foi uzado com mais frequencia apartir de 1.400 a.C., e só passou a ser empregado na fabricação do aço e formado por carbono e ferro.Reedescoberta metalurgica foi classificada em três períodos.
    Idade do cobre,anterior a 3.00 a.C.,idade do bronze entre 3.00 a.C., e 1.100 a.C.,idade do ferro,de 1.100 a.C. em diante.
    A matéria é tudo o que ocupa lugar no Espaço,a alquimia é a consepção do mundo e da matéria existente na idade média e na renascença. Noperíodo de 300 a 1.400 desenvolveu-se inicialmente em Alexandrina. Para ele a alquimia era uma técnica sagrada que trataria da transformação de metais em ouro
    e da encarnação ou desencarnação dos espíritos. Ele admitia a ideia de uma substância que coloca em contatocom qualquer metal,o transformava em ouro. Tal substância que recebeu o nome de elixir e pedra filosoval,teria virtudes semelhantes as dos remédios:curar doenças e dar longa vida ou até mesmo a eternidade. Os alquimistas utilizaram a teoria dos quatro elementos para explicar as várias formas de composiçaõ de matéria. Acredita-se que os alquimistas nunca foram bem sucedidos.


    Bibliográfia: Química,Olímpio Salgado Nóbrega,Eduardo Roberto da Silva,Ruth
    Hashimoto da Silva.


    Nome:Jessica Juliana.

    ResponderExcluir
  9. Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco

    Química em Desenvolvimento

    O ser humano sentiu a necessidade de aprofundar seu conhecimento acerca do mundo ao seu redor, e então surgiu a Alquimia.
    A Alquimia teria surgido no Egito ou em tempos remotos na China, pois se tem relatos de alquimistas que estudavam os 4 elementos da natureza, assim como a transformação dos metais.
    A difusão de três correntes é tida como responsável pela existência da Alquimia: a filosofia grega, o misticismo do Oriente e a tecnologia dos egípcios.
    Com o passar dos séculos os estudiosos foram aprimorando suas pesquisas e realizando sempre novas e surpreendentes descobertas. O homem deixou para trás as repostas baseadas em misticismo e religião e passou a ver o mundo de forma racional e filosófica, buscando explicações claras e objetivas.
    A Química nos cerca e faz nossa sobrevivência “acontecer” direta ou indiretamente. Sua evolução foi interessantemente incrível. Antigamente alguns acreditavam que tudo se originava da água, outros do ar, outros dos quatro elementos da natureza e ainda aqueles que acreditavam no atomismo, em que tudo é formado por átomos indivisíveis. Hoje sabemos que há muito mais por de trás dos átomos, e que, inclusive, eles são divisíveis. Se antes se encontrava ouro puro no solo, hoje já existem complexos processos de extração.
    Antigos alquimistas egípcios tentaram transformar outro metal em ouro, baseados na teoria dos “quatro elementos”. Mas atualmente, a preocupação da Química tem inúmeros propósitos para ser estudada, desde a composição de um plástico, de um metal de construção a medicamentos importantes que salvam vidas.
    A visão atual quantitativa e mecanicista do mundo nos deixa cientes de sua importância. Direta ou indiretamente, nós respiramos Química.

    Fonte de pesquisa:
    www.wikipedia.com.br
    www.escolaninho.portaleducacional.net

    Thaís Costa e Raphael Jacques_turma 13
    Gramado, março de 2010

    ResponderExcluir
  10. Alquimia
    Ana Vitoria, Andrigo e Felipe Gottschalk Wingert

    No período de 300 a 1400 desenvolveu-se inicialmente em Alexandria a alquimia para ele, a alquimia era uma técnica sagrada que trataria da transformação de metais em ouro e da encarnação e desencarnação dos espíritos.
    O alquimista utilizaram a teoria dos quatros elementos para explicar as varias formas composição da matéria, baseava-se em conhecimento muito anteriores, empregados de magia que conflitavam com a filosofia aristotélica
    Acredita-se que os alquimistas nunca foram bem-sucedidos em transformar metal em ouro, examinaram e testaram praticamente todas as substancias conhecidas, desenvolvendo a boa quantidade de conhecimentos básicos relativos as propriedades de varias drogas e compostos químicos
    Segundo ela , a matéria seria formada por sal, enxofre e mercúrio, três princípios básicos que representavam o composto neutro das substancias que tinham esse nome. Qual seria responsável pelo estado sólido: o enxofre responsável pela natureza inflamável; o mercúrio responsável pela vaporo ou liquido da matéria
    Alquimia é uma tradução antiga combina elementos de química, física, astrologia, arte, filosofia, metalurgia, medicina e religião.


    Bibliografia
    Livro de química
    Internet Google Wikipédia

    ResponderExcluir
  11. OS INSTRUMENTOS USADOS PELOS SERES HUMANOS
    Madeira,ossos,rochas,pelos foram os primeiros materiais usado pelos humanos.Aprendendo a transformalos.Nossos antepassados podiam fabricar ferramentas e objeto.
    Quando os humanos dominaram o fogo foi usado para cozinhar,mudor a cor,e o sabor dos alimentos.
    Ai descobriram os primeiros metais oram o ouro e o cobre.Acreditavam que se assendece fogueiras em região ricas em minério,tinha observado a sparação do metal.
    Um dos mais poderosos e influentes pensadores da Grécia foi Aristiteres nascido em 384 a.C. em estagra e famosa discipulo de plutão.Aristoteres rechaça atonismo de Democrita e aperfeiçoa a teoria dos quatros elementos.
    No período de 300 a 1400 desenvouvel-se,inicialmente em alexandria,a alquimia.
    Os alquimistas utilizaram a teoria dos quatros elementos para explicar as várias formas de composição da matéria.Entretanto a manioulação da matéria.
    A interpretação quantitativa e mecanicista do mundo da matéria.
    A interpretação mecanista baseava-se na idéia de que os fenomenos naturaias são regidos por leis que podem ser formulados matematicamente.Essa concepção do mundo regita qualquer interpretação abstrata ou do mundo regita qualquer interpretação abstrata ou subjetiva dos fenomenos.A observação de um fenomeno deve,portanto,ser realizada sem idéias preconcebidas e dirigida por um método seguro e regoroso.Os enunciados precisa e rorificáveis,formulados em linguagem,matemática,e que descreviam as regularidades observadas nos fenômenos eram chamados leis da natureza.

    Éderson Rech Vettorazzi.
    Daniel.
    Turma:13

    ResponderExcluir
  12. Os avanços ciêntificos e tecnologicos presenciados pela humanidade nas ultimas decadas tem colocado o ser humano frente a situações ate pouco tempo inimaginaveis . São praticamente diarias as noticías relacionadas a novas descobertas ciêtificas e utilização de novos metodos tecnologicos . Se , por um lado estes avanços nos trazem esperanças de melhoria da qulidade de vida , com o desemvolvimento de vacinas e medicamentos mais eficazes , terapias com células - tronco , entre outros , por uma serie de dllemas e comtradições em relação a utilizção de novos metodos tecnologicos . Se por um lado , estes avanços causam impactos a especie humana . Sendo assim quais são os limetes da ciência ? ate onde a ciência pode avaçar ? ate quando a vida , criando clnes de animais e , no futuro , ate mesmo de seres humanos ? diante de tamtas duvidas , se torna necessario o estabelecimento de regras .
    Quando o ser humano dominou a tecnica de iniciar e manter o fogo,ele Pôde provocar novas transformaçoes.O calor foi empregado para cozinhar,modificando e textura,e o sabor dos alimentos,foram fabricados.
    Desse modo,a uitilizaçao e a transformaçao dos materias e do dominio do fogo significam um grande passo para a humanidade.Somente depois de usar o foga para obter luz e calor e utilizar e transforamar para garantir a sua alimentaçao e sobrevivencia,é que o homem das cavernas se encaminhou para a civilizaçao.
    Para o homem primitivo, o fogo,o mar,o vento es arvores e os animais eram controladas por espiritos e forças ocultas.Algumas dessas forças podiam ser facilmente percebidas,como o trovão e o relanpago.
    Título - Avanço Cientifico
    Autores - Adriele Cavallin e Hayana Martins
    Bibliografia - Site Espaço Ciência Viva e Livro Química(ensino medio) I.Silva,Eduardo Roberto da.II.Silva,Ruth Hashimoto da .III.Araújo,Fernado Nunes de .IV.Título.
    Turma - 12

    ResponderExcluir
  13. O desenvolvimento da química


    Nomes: Amanda R. Dias, Cristiane Turela


    A concepção dos alquimistas de um universo vivo e compreendido, por meio de signos e símbolos, o mistério e obscuridade cercam as origens da alquimia. Teriam surgido no antigo Egito ou em tempos remotos na China.

    Ao longo dos séculos, o ser humano, em sua busca para entender os fenômenos naturais desenvolveu diferentes formas de interpretar o mundo inicialmente criou uma visão mágica e ritualista dele. Depois, por meio de um pensamento racional e filosófico, passou a contemplar o mundo tentando compreendê-lo e explicá-lo de forma objetiva.

    Finalmente, no século XVII, o ser humano desenvolveu uma interpretação quantitativa e mecanicista do mundo. Então a ideia de transformar a matéria se estabeleceu no pensamento humano. Um dos primórdios da pratica metalúrgica. Entretanto, a sociedade que se desenvolveu em função da mineração e da metalúrgica manteve a visão mágica sagrada do universo que herdou das sociedades agrícolas e caçadoras para o ser humano dessa época. Os metais protegidos pelos espíritos desenvolviam-se como sementes no ventre da terra. Com oferendas e rituais ele procurava conquistar a simpatia divina e obter a permissão dos espíritos da terra para extrair e transformar o minério.

    Nóbrega, Olimpio Salgado
    Quimica, volume unico / Olimpio Salgado Nóbrega, Eduardo Roberto da Silva, Ruth Hashimoto da Silva; ilustrações Fernando Nunes de Araújo. -- 1. ed. -- São Paulo: Ática, 2005.

    ResponderExcluir
  14. História da Química

    Nome: Letícia Jung, Taís Berti
    turma: 11

    O Homem passou pelas Idades da Pedra, do Bronze e do Ferro, sempre inventando e produzindo novos materiais.
    Os Egípcios, muito antes de Cristo, já trabalhavam o ferro e outros materiais; fabricavam o vidro e trabalhavam o papiro para a escrita; extraíam corantes, medicamentos e perfumes das plantas.
    Entre os séculos XVI e XVII. Nesta época estudou-se o comportamento e propriedades dos gases estabelecendo-se técnicas de medição. Pouco a pouco foi-se desenvolvendo e refinando o conceito de elemento como uma substância elementar que não podia ser descomposto em outras.
    No século XVII, um químico irlandês, rompe com a tradição alquimista e o
    novo período se abre para a Química. A partir surge gerações de químicos. Nos finais do século XVIII, Dalton, grande químico inglês, introduz a Teoria Atômica da Matéria.
    No século XVII, um químico irlandês, rompe com a tradição alquimista e o novo período se abre para a Química. A partir surge gerações de químicos. Nos finais do século XVIII, Dalton, grande químico inglês, introduz a Teoria Atômica da Matéria.
    Por volta do século XVIII a química adquire definitivamente as características de uma ciência experimental. Desenvolvem-se métodos de medição cuidadosos que permitem um melhor conhecimento de alguns fenômenos, como o da combustão da matéria, descobrindo Antoine Lavoisier o oxigênio e assentando finalmente os pilares fundamentais da química moderna.
    Novas industria químicas, incluindo de tintas e de medicamentos, são
    desenvolvidas entretanto. No século XX tem sido possível presenciar inúmeras pesquisas científicas e o avanço de novas descobertas, algumas das quais têm transformado profundamente o nosso meio de vida e a nossa maneira de pensar.
    Esta foi a era na qual a Química floresceu. As teses de Lavoisier deram aos químicos a primeira compreensão sólida sobre a natureza das reações químicas. O trabalho de Lavoisier levou um professor inglês chamado John Dalton a formular a teoria atônica. Pela mesma época, um químico italiano chamado Amedeo Avogadro formulou sua própria teoria (A Lei de Avogadro), concernente a moléculas e suas relações com temperatura e pressão. Pela metade do século XIX, haviam aproximadamente 60 elementos conhecidos. John A. R. Newlands, Stanislao Cannizzaro e A. E. B. de Chancourtois notaram pela primeira vez que todos estes elementos eram similares em estrutura. Seu trabalho levou Dmitri Mendeleev a publicar sua primeira tabela periódica. O trabalho de Mendeleev estabeleceu a fundação da química teórica. Em 1896, Henri Becquerel e os Curies descobriram o fenômeno chamado de radioatividade, o que estabeleceu as fundações para a química nuclear. Em 1919, Ernest Rutherford descobriu que os elementos podem ser transmutados. O trabalho de Rutherford estipulou as bases para a interpretação da estrutura atômica. Pouco depois, outro químico, Niels Bohr, finalizou a teoria atômica. Estes e outros avanços criaram muitos ramos distintos na química.
    Os avanços fazem parte da evolução do homem. Hoje atravessamos um momento em que os profissionais de todas as áreas devem se manter em constante aperfeiçoamento se quiser permanecer no mercado de trabalho e atualizado.

    http://b1d282004.br.tripod.com/
    http://b1d282004.br.tripod.com/

    ResponderExcluir
  15. Avanço científico

    Nome:Jésica Juliana

    Turma:12

    A química é a ciência que estuda a matéria e suas transformações e procura adapta-las para o bem estar do homem.Ao passar do tempo a química foi sofrendo adaptações ou seja transformações.
    O homem descobriu que a ciência química esta em tudo que ocupa lugar no espaço. E graças a química que hoje
    temos conforto.
    É muito comum encontrarmos a palavra química associada a algo ruim.Provávelmente,você já ouviu as pessoas dizerem algo do tipo:"aquele shampoo não é bom para os cabelos,pois tem muita química". No entanto a quiímica está presente no nosso cotidiano,constituindo não só o que está associado a algo ruim,mas todo o universo em que vivemos.
    A química está presente em tudo o que existe.Os avanços proporcionados á humanidade por esse segmento do conhecimento humano,são fantásticos.As supercondutoras,polimeros,combustíveis,pigmentos,tecidos sintéticos,peles sintéticas,shampoos,detergentes,cosméticos,etc.
    Porem nem tudo é lindo e maravilhoso.Esses conhecimentos nas mãos de pessoas sem escrúpulos podem gerar destruíção em massa(bomba a tômica) poluir ambientes,entre outros.

    Nomes:Fabiana Duarte,Helaíse Ramos e Nicole Souza.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Gustavo, Lucas e Mairon

    T12
    Fontes: Livro de Química



    O avanço do futuro esta no presente


    Os primeiros materiais a serem utilizados foram madeira, ossos, rochas e peles. Quando os primeiros seres humanos aprenderam a transformar objetos e ferramentas, faziam armas também com pedras e madeiras, lanças etc.
    Após isso descubriram o fogo, que os aquecia e fornecia luz. Assim se preparando para ir para a civilização.
    Para o homem primitivo o fogo, o mar, o vento, as arvores e os animais eram controlados por forças ocultas.
    Os primeiros metais a serem usados foram ouro e cobre, em meados de 6000 a.C a 4000 a.C.
    No século V a.C, Leucipo e seu dícipulo Demócrito introduziram a idéia de que o mundo seria formado por átomos.
    Em Alexandria perto do ano 300 até 1400 foi desendolvido a alquimia. Zózimo de Panápolis nascido em Alexandria no ano de 300 é considerado o primeiro alquimista egípcio.
    Para Zózimo a alquimia era uma técnica sagrada que transformaria metais em ouro e da encarnação ou desencarnação dos espíritos.
    Acredita-se que os alquimistas nunca foram bem-sucedidos em transformar metal em ouro.
    A Química é a ciencia que estuda a matéria, seuas caracteristicas e transformações.
    O conhecimento das propriedades da matéria permite seu uso adequado a identificação e distinção de diferentes tipos de materiais.
    Surgindo grandes figuras na ciencia, Francis Bacon e René Descartes. Ambos preocupam com os procedimentos a serem adotados pelo cientista em seu trabalho de investigação da natureza, suas ideias influenciaram profundamente o pensamento e as atitudes da época.
    Francis Bacon usando o metodo intrusivo e René dedutivo.

    ResponderExcluir
  18. a força da alquimia

    A expresa de nao ser considerada um ciência por mistura métodos cientificos com misticismo e religião.A alquimia é considerada como *mãe* da alquimia,pois está surgiu a partir do expreriências e descobertas de alquimistas no século 16.Na investigação alquimia desenvolveram-se novos produtos químicos e metodos para a separação de elementos químicos.Deste modo foram-se assentando os pilares básicos para o desenvolvimento de uma de uma futura quimica madeira,ossos rochas e eles foram os primeiras matérias utilizadas pelo ser humano.Aprendendo a transformando-las nossos antepassados puderam fabricar ferramentas e objetos.Assim uma pedra podia se tranformar em outro objeto cortante

    Os primeiros metais que o ser humano utilizou (6000.a.c a 4000.a.c) foram o ouro eo cobre, que podiam ser encontradas praticamente puros na superficie do solo. As descobertas metalurgicas tiveram tal importância q durante muito tempo foram utilizados para classificar o desenvolvimento humano em três períodos; Idade do cobre,anterior a 3000 a.c idade do bronze, entre 3000 a.c (e 1100 a.c )
    No período de 300 e 1400 desenvolveu-se inicialmente em alexandria, a alquimia.Zozimo de panápoles, em alexandria no ano 300, é considerado o preimeiro alquimista egípcio.Para ele a alquimia era uma técnica sagrada que travaria da transformação dos metais. A alquimia utilizavam a teoria dos quatro elemento para explicar os ácidos formos de composição, da matéria.Entre tanto a munipulação da matéria q ocorria havia milenias na oficina do artesão continua ocorrendo no laboratório do alquinista,baseava-se em conhecimento muito anteriores,impregados de magia,que conflitavam com a filosofia a aristolébica.


    Titulo-A força da alquimia Autores-Diego hilgert e jonathan souza Turma-13 e sala-03 Bibliografia-Olimpio salgado Nóbrega,Eduardo Roberto da Silva,Ruth Hashimoto da Silva

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. A Evolução Científica

    Inicialmente, madeira, ossos, rochas e peles foram os primeiros materiais usados pelo ser humano. Aprendendo a transformá-los, nossos antepassados puderam criar ferramentas e objetos mais avançados. Assim, a pedra podia ser transformada em um objeto cortante, isto, se fosse devidamente lascada e talhada.

    Aconteceu também quando o ser humano dominou a técnica de iniciar e manter o fogo. Ele pode provocar novas transformações.
    A partir de 3000 a.C., o ser humano aprendeu a extrair metais (cobre e estanho) de seus minérios. A importância das descobertas metalúrgicas tiveram tanta repercursão que, durante muito tempo, foram utilizadas para classificar o desenvolvimento humano em três períodos: Idade do Cobre, Idade do Bronze e Idade do Ferro.

    Na época em que se termina a Idade da Pedra, aproximadamente em 5000 a.C., os povos da África, Ásia e da Europa já haviam desenvolvido várias técnicas empíricas. Produziam fogo e instrumentos de pedra, madeira e ossos; o arco e flecha, enquanto também domesticavam animais e praticavam formas rudimentares de agricultura.

    Aproximadamente em 5000 a.C., esses povos entram na Idade dos Metais. Nessa fase começa o desenvolvimento de técnicas para trabalhar os metais, produzindo bronze, e também outros materiais, como o vidro.

    Por volta de 3500 a.C., surgiram as duas primeiras civilizações: a civilização egípcia e a mesopotâmica. As técnicas que os egípcios desenvolveram foram muito importantes nas áreas de medicina, astronomia, matemática e arquitetura; os mesopotâmicos somente nas áreas de medicina e astronomia. Agora, devemos ressaltar que tudo se trata de técnica, e não de ciência. Até aproximadamente 600 a.C., o conhecimento sobre a natureza se limitava a técnica empíricas, pois ainda não existia ciência.
    [...]

    ResponderExcluir
  22. [...]
    Ciência pura e Ciência aplicada

    Chamamos uma ciência de pura quando seu objetivo é apenas conhecer. Ciência aplicada é somente dita quando ela se concentra na pesquisa de alguns resultados que possam ser usados na tecnologia.

    Teoria Atômica

    Segundo a teoria atômica, tudo seria feito de um número infinito de partículas invisíveis e indivisíveis, logo sabemos o motivo do nome átomo, que significa "não divisível" em grego. Neste pensamento, os átomos seriam todos constituídos de uma mesma substância, diferindo apenas em forma e tamanho. Quando esses átomos se separassem ou se juntassem, haveria a geração ou destruição dos corpos. Ainda nesse pensamento sobre teoria atômica, a alma também seria feito de átomos, o que, neste caso, fariam uns menores que os outros; lisos, esféricos e ígneos ("leve como o fogo"). Devido o caráter ígneo, esses átomos da alma sairiam do corpo, mas... Com a respiração, os átomos perdidos voltariam ao seus lugares. Se interrompessem a respiração, o corpo morreria, e os átomos ígneos o abandonariam.

    A Revolução Científica

    Ocorreram alterações drásticas no conhecimento entre os séculos XVI e XVII. Estas, receberam o nome de Revolução Científica, que resultaram automaticamente na chamada ciência moderna. Temos aqui algumas características dessa revolução:

    *Mudança da concepção geocêntrica do Universo para a concepção heliocêntrica, proposta por Copérnico.
    *Alterações no método a ser seguido na busca do conhecimento. Até então fazia-se pouco uso da experimentação e da Matemática. A partir da Revolução Científica passou-se a encarar como fundamentais a experimentação e a Matemática, sendo Galileu (1564-1642) considerado o fundador do novo método.
    *Abandono da concepção, herdada de Aristóteles, de que os corpos sublunares e supralunares obedeciam a leis diferentes. A partir de então, passou-se a considerar que todos os corpos do Universo obedecem às mesmas leis.

    Durante a Revolução Científica, os trabalhos de cientistas como Galileu e Kepler culminaram na obra de Isaac Newton (1642-1727), que, em 1687, publicou um monumental trabalho que estabelecia leis do movimento.

    [...]

    ResponderExcluir
  23. [...]
    Concluindo...

    Muitas coisas vistas neste trabalho nos deixam cientes da reviravolta causada pela ciência; desde os tempos primórdios até o dia de hoje, em que o avanço tecnológico nos proporciona mais conhecimento, expansão social e até melhores formas de aprendizado. Tudo tornou-se mais acessível, considerando a época em que a civilização precisava fabricar seus intrumentos, tanto manuais como para outras utilidades. Constamos também que estes, não tinham acesso e muito menos auxílio, o que tornava tudo mais difícil. Acreditamos que pelo fato de não ter tecnologia, ou mais facilidade para criação, a inteligência de nossos antepassados seria altamente invejada. Logo mais surgem os ditos "curiosos", exemplificando como os filósofos e todas as suas teorias sobre em que mundo estávamos, quais planetas giravam ao nosso redor, formato da Terra e derivados; custou muito tempo e necessitou de muito estudo para a compreensão. Sabemos que até hoje existem pessoas com pensamentos diferentes, ideias e até opiniões diversificadas. Alguns acreditam que Deus criou a Terra e tudo o que há nela - outros ainda favorecem a teoria científica, de que tudo surgira espontaneamente de matéria inanimada. Até hoje, a ciência descreveu cerca de 2 milhões de espécies de seres vivos em todo o mundo. Ao longo dos séculos, muitas hipóteses foram formuladas por cientístas (e filósofos) na tentativa de explicar como teria surgido a vida na Terra.

    Bibliografia: Biologia Volume 1, de Wilson Roberto Paulino; Universo da Física 1, de José Luiz Sampaio e Caio Sérgio Calçada; Química Volume Único, de Olímpio Salgado Nóbrega, Eduardo Roberto da Silva e Ruth Hashimoto da Silva

    Ana Carolina R. Campos e Marina Magnus

    ResponderExcluir
  24. Nomes: Samantha Rodrigues, Bianca Borges e Nicoli Duarte.


    O homem e sua capacidade de grandes descobertas
    Já desde os primeiros materias encontrados, como: ossos, madeiras, rochas e muitos outros influenciaram muito nos produtos que foram feitos e encontrados mais tarde. O ser humano já começou com pequenas coisas, e com elas transformar objetos, que já podiam fazer diferenças e começar uma grande civilização. A importancia do homem foi constante para obter muitas conquistas e descobertas. Desde à um pequeno objeto e se conseguir dominar ele e fazer dele sua própria arma e ajudar do seu sustento. A humanidade teve um passo depois das técnicas de domínio de objetos e do fogo. Assim a civilização escava se formando.
    Os tempos foram passando e o homem tentando enteder e compreender o mundo, assim pasavam à desenvolver muitas formas. Depois começaram a interpretar e explicar-lo de forma mais clara. Novas percepções do mundo se cristalizavam entre pensadores de colônias. Mitos religiosos foram postos de lado, dando assim uma compreensão da realidade. As diferentes explicações sobre o que existe na natureza, surgiu. Diferentes introduções foram discutidas. Teorias foram formadas para compreender elementos da Natureza. Simbolos e signos prevaleceram uma consepção do Universo vivo. Então só no século XVII, que o homem teve uma opinião formada sobre a interpretação quantitativa e mecanicista do mundo.
    Os avanços científicos e tecnológicos presenciados pela humanidade nas últimas dácadas têm colocado o ser humano frente a situações até pouco tempo inimagináveis. São praticamente diárias as notícias relacionadas a novas descobertas científicas e ultilização de novos métodos tecnologicos. Se, por um lado, estes avanços nos trazem esperanças de molhoria da qualidade de vida, com o desenvolvimento de vacinas e medicamentos mais eficazes, terapias com células-tronco, entre outros, por outro criam uma série de dilmemas e contradições em relação à ultilização dessas novas tecnologias e seus impactos para a espécie humana. Sendo assim, quais são os limites da ciência? Até onde a ciência pode avançar? Até que ponto pode pode manipular a vida, criando clones de animais e, no futuro, até mesmo de seres humanos? Diante de tantas dúvidas, se torna necessário o estabelecimento de regras para o desenvolvimento científico e tecnológico, não só para previnir abusos por parte da ciência como também para evitar limitações e proibições descabidas.
    Neste final do século XX a humanidade tem assistido, a parte dela tem se beneficiado, dos espantosos progressosos da vida moderna. No entanto, do contrário do que se imaginava anteriormente, nunca se viu tanta insatisfação e sobre tudo, tanta perplexidade diante do futuro do homem.
    • Conclui-se então que o homem é capaz e inteligente suficiente para tal conquista de tamanha grandeza.

    ResponderExcluir
  25. Nome: Augusto Borges

    Na idade Média a alquimia foi desenvolvida por ávabes e europeus, eles tinham o sonho de descobrir o elixir da longa vida para tonar o homem imortal e também o sonho de descobrir a pedra filosogal, que teria poder de transformar pedras sem muito valor em outro.Só que eles não conseguiram descobrir exatamente isso, eles descobriram novos matériais, como o álcool, o ácido, sulfúrico o ácido nítrico etc, foram fabricando novos aparelhos, novas técnicas como desfilação,extração e outras.
    No século XV| na Europa eles desistiram dessas ideias e partiram para descobertas mais realistas que pudessem ser úteis para o homen, como os medicamentos, e com isso foram surgindo substância novas, aparelhagem e técnicas, e nessa época também surgiu umados primeiros sociedades cientifícas onde os cientístas se reuniam e trocavam ideias e descobertas.
    Mais só no seculo XV||| que firmaram realmente essas idéias da quimica de criar técnicas e subtáncias novas paro o homen.
    Vários tipos de gazes foram descobertos e muitas substâncias químicas.
    Quem descobrio a alquimica era chamado de alquimista.
    A quimica está presente em tudo se não fosse ela nao haveria todas essa tecnologias que existe hoje em dia, por exemplo quando se compra um corro ou computador, pode fazer uma lista inteira de materias químicos que compoem isso.
    Tudo que fizemos, tudo qie nós temos enfim, tudo tem quimica se não fosse ela nao teriamos. conforto, lazer, tratamentos medicos, efim nao existiria nada.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. A Evolução da Química

    Nomes: Amanda e Ana Paula Conte

    T.11

    Inicialmente, durante um longo período, o espírito de manipulação dos meios naturais pelo homem se reduziu à mera modelação de materiais, como a pedra, o osso e a madeira, a fim de transformá-los em utensílios. Mais tarde, a invenção das primeiras técnicas metalúrgicas representou uma autêntica revolução em todos os aspectos da atividade das sociedades primitivas.

    O ofício do ferreiro, artífice das primeiras transformações químicas controladas pelo homem na história, adquiriu um valor predominante nessas comunidades. Seu trabalho -- como sugerem numerosos estudos antropológicos sobre os povos antigos -- relacionava-se com aspectos da divindade e imbuía-se de conotações mágicas e religiosas. Desde tempos remotos se conhecem os metais ouro, prata, cobre, estanho e chumbo. A obtenção do mercúrio a partir do mineral cinabre, descrita por Teofrasto por volta do ano 300 a.C., teve grande importância na evolução da metalurgia, devido a sua capacidade de dar coesão a ligas metálicas, e coincide com os mais antigos registros da existência da alquimia. [...]

    ResponderExcluir
  28. [...]
    Amplamente praticada nas grandes civilizações da antiguidade, como a chinesa, a indiana e a egípcia, a alquimia aspirava, mediante técnicas de transmutação dos elementos da natureza, ao bem-estar do homem, traduzido em três objetivos principais: riqueza, longevidade e imortalidade. Com essa finalidade os alquimistas buscaram obter a pedra filosofal, que transformaria as substâncias impuras em metais nobres, e o elixir da eterna juventude; seus textos, supostos depositários do conhecimento divino, são repletos de símbolos criptográficos e frases freqüentemente indecifráveis.

    Dois dos princípios fundamentais da alquimia -- a volatilidade, simbolizada pelo mercúrio, e a combustibilidade, pelo enxofre -- representaram notáveis progressos na pesquisa científica. Os alquimistas trataram os metais com vitríolos (sulfatos de cobre e de ferro), alunitas (sulfatos de alumínio e de potássio) e cloretos de sódio e de amônia. O importante impulso que deram à ciência experimental transparece no fato de que os aparelhos tradicionais dos laboratórios químicos atuais procedem do instrumental que os alquimistas usaram em seus processos prediletos de experimentação (sublimação, combustão de substâncias): destiladores, retortas, provetas etc. Além disso, em seus aspectos práticos, distanciados da simbologia mágica, a alquimia contribuiu notavelmente para o desenvolvimento da medicina, com a fabricação de pomadas, bálsamos e ungüentos.

    A influência dessa ciência primitiva se prolongou até o início do século XIX, mas com um parêntese na bacia mediterrânea oriental, com o apogeu da Grécia clássica. As anotações de pensadores célebres como Leucipo e seu discípulo Demócrito, autor de uma teoria atômica parecida com a exposta no século XIX por John Dalton, que culminou nos trabalhos de Aristóteles sobre filosofia natural, contêm excelentes idéias e ao mesmo tempo grande número de imprecisões científicas, em decorrência de seu caráter, mais dado à especulação abstrata que às realizações empíricas.

    Islã e cristandade. As origens da alquimia nas nações islâmicas são pouco conhecidas, embora nela se perceba a influência do saber grego e oriental. Os escritos de al-Razi e de Jabir (ou Geber, na forma latinizada, personagem misterioso que parece ser na verdade um conjunto de autores ocultos sob o pseudônimo para fugir das perseguições religiosas contra a ciência na Bagdá do século X) projetaram o conhecimento dos árabes na Europa através da fronteira espanhola e mediante intercâmbios marítimos.

    O pensamento do cordovês Avicena, que representou a vertente da alquimia orientada para fins curativos, foi o ponto mais alto do saber médico da Idade Média. O inglês Francis Bacon e o alemão Alberto Magno, teólogo e filósofo canonizado pela Igreja Católica, assimilaram os ensinamentos árabes e os uniram à interpretação das doutrinas aristotélicas próprias da época medieval até alçar a alquimia européia a um nível comparável ao das civilizações que a precederam.

    No século XVI, a química européia recebeu o impulso dado pelo médico suíço Paracelso, que, com formas próprias da alquimia, assentou as bases da moderna química médica ao combinar adequadamente as observações de Avicena e dos sábios gregos da antiguidade. A concepção racionalista da física e da astronomia marcou o início do declínio da alquimia especulativa que imperava na época, e a destacada obra de Robert Boyle, que definiu já no século XVII a noção de elemento como um primeiro passo em direção às teorias modernas da química, simbolizou a decadência de uma visão das transmutações da matéria que, embora sustentada durante várias décadas por algumas áreas de pesquisa, sucumbiu progressivamente ante certas idéias ordenadas e vigorosas fundamentadas em princípios universais de inspiração natural e distanciados da mística que os caracterizara em tempos anteriores.

    Bibliografia: Wikipédia e livro de Química

    ResponderExcluir
  29. Resumo de Química...

    No passado os nossos antepassados utilizavam vários tipos de matéria para transformá-los em outros objetos.
    Quando eles aprenderam a dominar o fogo, puderam modificar as coisas, criando potes de barro, modificando o sabor dos alimentos.
    Com esses grandes progressos significaram um grande passo para os humanos.
    Só depois disso que eles começaram a caminhar para a civilização.
    As doenças e manifestações naturais sempre foram atribuídas ao mundo dos espíritos.
    Com esse envolvimento, os humanos começaram a mexer com a magia para controlar tudo, foi daí que os conhecimentos práticos aprimorados levaram ao desenvolvimento de técnicas como fermentação, curtição, tingi mento, metalurgia e etc..

    Os metais na história...

    Os primeiros metais utilizados foram o ouro e o cobre, que podiam ser encontrados puros na superfície do solo. A partir de 3000 a.C. aprenderam a extrair metais de minérios.Acreditavam que ao acender o fogo em regiões ricas em minérios, eles observaram a separação do metal.
    Queriam obter metais também de misturas de rochas, chegando com isso a preparação de ligas. As descobertas metalúrgicas tiveram muita importância, e durante muito tempo foram utilizados para classificar o desenvolvimento humano em três impérios: Idade do Cobre, Idade do Bronze e Idade do Ferro.


    A alquimia

    No período de 300 a 1400 desenvolveu-se, inicialmente em Alexandria a alquimia. Para Zózimo de Panápolis a alquimia era uma técnica sagrada que traria da transformação de metais em ouro e da encarnação ou desencarnação dos espíritos. Ele admitia a idéia de uma substancia que, colocada em contato com qualquer metal, o transformava em ouro. Que recebeu o nome de tintura.
    Acredita-se que os alquimistas nunca foram bem sucedidos em transformar metal em ouro.
    Os alquimistas, em busca da pedra filosofal, criaram e aperfeiçoaram equipamentos e técnicas como:
    *CALCINAÇÃO: operação que consiste em aquecer intensamente um material.
    *CRISTALIZAÇÃO: processo de obtenção de cristais de uma substancia.
    *DESTILAÇÃO: processo de separação de mistura.
    Segundo ela, a matéria a matéria seria formada por sal, enxofre e mercúrio, três princípios básicos que representavam o comportamento das sustâncias que tinham esses nomes. O sal seria responsável pelo estado solido; o enxofre responsável pela natureza inflamável; o mercúrio, pelo estado vaporoso ou liquido da matéria.

    A química

    A concepção dos alquimistas de um universo vivo e compreendido por meio de símbolos e signos que começa a romper-se no século XVII dando lugar a uma interpretação quantitativa e mecanistica do mundo e da matéria.
    Francis Bacon (1561-1626) e René Descartes (1596-1650) apareceram a transição da ciência medieval à ciência moderna.


    Bibliografia...
    Química (ensino médio)I.Olímpio Salgado Nóbrega, Eduardo Roberto da Silva, Ruth Hashimoto da Silva, Fernando Nunes de Araújo.

    Feito Por:Thaisa lopes, Vanessa gomes, Lediane müller, paloma machado.
    turma:12

    ResponderExcluir
  30. A evolução
    Da
    Química
    Primeiramente á química começa há muito tempo atrás com a alquimia na idade media onde eles acreditavam na concepção de um mundo e de matéria existente, nos quatro elementos...
    Ao longo do tempo, o ser humano em busca, em sua busca para entender os fenômenos naturais, desenvolveu diferentes formas de interpretar o mundo.
    Inicialmente, criou uma visão mágica e ritualística dele. Depois por meio de um pensamento racional e filosófico, passou a contemplar o mundo e tentando compreende-lo e explicá-lo de forma objetiva.
    A concepção dos alquimistas de um universo vivo e compreendido por meio de signos e símbolos começa a romper-se no século “XV II”,dando lugar a interpretação quanditiva foi possível graças ao apropriamento de instrumento de medidas, como a balança.
    A química é a ciência que estuda a matéria, suas características e transformações.
    Denominaremos as idéias de Boyle acerca da constituição da matéria resumida nos postulados seguintes, de modelo atômico. Com esse modelo iniciaremos a nossa pesquisa de química.
    A matéria é formada por entidades extremamente pequenas, chamadas de átomos.
    Os átomos são indivisíveis.
    Existem diferentes tipos de átomos.
    Os átomos podem se combinar de diferentes maneiras formando agregados dos átomos.

    O conhecimento das propriedades da matéria permite seu uso adequado e a identificação e destinação de diferentes tipos de matérias.

    A química é uma ciência contida através do dialogo permanente entre teoria e pratico à razão explicada a experimentação.



    nomes:éverton lopes, ivonete grade, ivete grade.
    turma:13

    bibliografia:livroda escola, wikipédia.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Nomes: Augusto H, Jean e Matheus.
    Turma: 11

    Avanço cientifico

    A História da Ciência é a área do conhecimento que investiga o evoluir do pensamento científico e da sua interação com as sociedades humanas, está estreitamente ligada com a Sociologia da ciência e a Filosofia da ciência.
    O pensamento científico surgiu na Grécia Antiga no século VI a.C. Foi um período onde a sociedade saiu dos pensamentos baseadas em mitos e dogmas, para entrar no pensamento baseado no Ceticismo.O pensamento dogmático coloca as idéias como sendo superiores ao que se observa e o pensamento Cético coloca o que é observado como sendo superior às idéias.O pensamento cientifico se consolidou, principalmente com o surgimento do conceito de prova cientifica, ou repetição do fato observado na natureza.Quando esse processo de modificação no pensamento Grego terminou, aproximadamente 90% dos Gregos haviam se tornados ateus.
    Durante a Idade Média, os cristãos dominavam as escolas e por isso seus pensadores foram chamados de Filósofos Escolásticos.Esses criaram uma visão dogmática de ciência, e não admitiam o uso da matemática como forma de análise científica.Somente aceitavam o uso da dialética e a lógica aristotélica como a forma de análise científica, que devia ser apresentada através de teses.Mas Galileu Galilei se atreveu a usar a matemática como forma de análise científica, o que resultou na sua perseguição pelos Escolásticos.Descartes ao ver o que havia ocorrido com Galileu, reduziu suas críticas aos escolásticos, mesmo assim usando a matemática para a análise científica.
    Galileu Galilei foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na revolução cientifica.Ele desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformente acelerado e do movimento do pêndulo.Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, idéias precursoras da mecânica newtoniana.Ele desenvolveu vários instrumentos como a balança hidrostática, um compasso geométrico que permitia medir ângulos e ares, o termômetro e o precursor do relógio de pêndulo.
    Isaac Newton foi o cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático.Seu trabalho mais importante foi em mecânica celeste, que culminou com a Teoria da Gravitação Universal.
    Primeira Lei:Principio da Inércia: Em ausência de forças externas, um objeto em repouso, e um objeto em movimento permanece em movimento, ficando em movimento retilíneo e com velocidade constante.
    Segunda Lei:Lei da Força: Relaciona a mudança de velocidade a mudança de velocidade do objeto com a força aplicada sobre ele.A força líquida aplicada a um objeto é igual à massa do objeto vezes a aceleração causada ao corpo por está força.

    Bibliografia: Wikipédia

    ResponderExcluir
  33. Nomes:Ana Caroline Salazar,Carina Negri.
    Turma:11




    A Ciência e a Tecnologia
    A ciência e a tecnologia sempre estiveram muito próximas uma da outra.Geralmente,a ciência é o estudo da natureza rigorosamente de acordo com o método científico.A tecnologia,por sua vez, é a aplicação de tal conhecimento científico para conseguir um resultado prático.Como por exemplo,a ciência pôde estudar o fluxo dos elétrons e continua sendo para a fabricação de produtos eletrônicos,tais como semicondutores,computadores e outros produtos de alta tecnologia.
    Esta relação esta próxima entre a ciência e tecnologia contribui decisivamente para a crescente especialização dos ramos científicos.Por exemplo,a física se dividiu em diversos outros ramos menores como a acústica em diversos outros ramos acúticos e a mecânica,e estes ramos por sua vez sofreram secessivas divisões.O resultado é o surgimento de ramos científicos bem específicos e especialmente destinados ao aperfeiçoamentoda tecnologia,de acordo com este quesito podemos atar a aerodinâmica,a glotecnia,a hidrodinâmica,a petrologia e a terramecânica.
    Ciências e Comtemporaneidade
    Desde os primódios da história o homem vem acumulando conhecimentos de química.Na Idade Média,por exemplo,o homem pré-histórico utilizou conhecimentos básicos para poder produrzir metais.Sem os conhecimentos de determinados minérios e suas características principais,isso se tornaria impossível.Os egípcios,por exemplo,utilizaram conhecimentos de destilação e fermentação,para produzirem algumas bebidas como a cerveja.
    Os árabes,no período de formação do Império Árabe(século VIII),desenvolveram muito a química através da chamada alquimia.Buscavam produzir a pedra filosofal e através destes estudos,descobriram a propriedade de diversas substâncias.
    No Renascimento(séculos XV e XVI) a química vai atingir um grande avanço.Diversos cientistas,ansiosos em descobrir o funcionamento da natureza,vão embarcar em profundas experiências científicas,desenvolvendo diversos conhecimentos químicos.
    No final do século XX, a humanidade tinha assistido,e parte dela tinha se beneficiado,dos espantosos progressos da vida moderna.No entanto,ao contrário do que se imaginava anteriormente,nunca se viu tanta disparidade de estilos de vida,tanta insatisfação e,sobretudo,tanta perplexidade diante do futuro do homem.


    Bibliográfia: sites - uff.com.b,suapesquisa.com, livro:Quimica p.10

    ResponderExcluir
  34. Nomes:jessica Lissa,Renata Lovato e Jéssica Freitas

    Turma:11


    Os avanços científicos sempre contriubuiram para a melhoria de nossas vidas, como a lâmpada! Hoje em dia está em alta a pesquisa por células tronco, que certamente mudará a vida de milhões de pessoas. O único problema é que nem sempre os avanços chegam para melhor nossas vidas (como as bombas atômicas).
    Os avanços cientificos e tecnológicos presenciados pela humanidade nas últimas décadas têm colocado o ser humano frente a situações até pouco tempo inimagináveis. São praticamente diárias as notícias relacionadas a novas descobertas científicas e utilização de novos métodos tecnológicos. Se, por um lado, estes avanços nos trazem esperanças de melhoria da qualidade de vida, com o desenvolvimento de vacinas e medicamentos mais eficazes, terapias com células-tronco, entre outros, por outro criam uma série de dilemas e contradições em relação à utilização destas novas tecnologias e seus impactos para a espécie humana.Por Tanto,se torna necessário o estabelecimento de regras para o desenvolvimento científico e tecnológico, não só para prevenir abusos por parte da ciência como também para evitar limitações e proibições descabidas. A partir da necessidade do homem de controlar de modo ético o desenvolvimento científico e tecnológico, surgiu, na década de 70, a Bioética. Esta nova ciência se expande nos anos 80 e 90 por todo o mundo, se consolidando com a elaboração da “Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos” da UNESCO em 2005. A Bioética atualmente é uma área de pesquisa interdisciplinar, que se pauta não somente nas situações geradas pelos avanços científicos na área biomédica, mas também diz respeito à criação de condições para que os benefícios gerados pela ciência possam ser distribuídos de maneira igualitária para todos.
    No início da industrialização e do crescimento da tomada da tecnologia era comum a especulação sobre o avanço científico acabar por desaparecer com grande quantidade de empregos. O grande vilão da tecnologia seria destruir o trabalho do homem e colocar máquinas operando em seu lugar que dariam muito mais produtividade e lucro. Esse medo poderia ser justificado em razão dos investimentos da área científica que normalmente partem de grandes grupos e corporações. No entanto, um estudo conduzido pela Rede Ibero-Americana de Indicadores de Ciência e Tecnologia (Ricyt) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) mostra que boa parte da população não acompanha este pensamento nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  35. O avanço tecnológico
    O avanço tecnológico faz parte da evolução do homem, nas ultimas décadas esses avanços se tornaram difíceis acompanhar a evolução crescente.
    Hoje os profissionais precisavam trabalhar por que se não os casos do avanço tecnológicos ele terá que trabalhar se não vai acabar desatualizando em poucos meses.
    Um pouco de história
    Madeiras, ossos, rochas e peles foram às primeiros materiais utilizados pelo ser humano. Nossos antepassados puderam fabricar ferramentas e objetos.
    Quando o ser humano dominou a técnica de iniciar e manter o fogo, ele pode provocar nossas transformações. O calor foi empregado para cozinhar,modificando a textura,a cor e o sabor dos alimentos.
    Somente depois de usar o fogo para obter luz e calor e de utilizar e transformar os materiais para garantir sua alimentação e sobrevivência é o que o homem das cavernas se encaminhou para a civilização.
    Para o homem primitivo, o fogo, Omar, o vento, as árvores e os animais eram controlados por espíritos e forças ocultas. Algumas dessas forças podiam ser facilmente percebidas, como o trovão e o relâmpago, ou se manifestar por meio de um tremor de terra ou uma enchente.
    Os metais na história
    Os primeiros metais que o ser humano utilizou (6.000a.C a 4.000a.C) foram o ouro e o cobre. A partir de 3.000a.C , o ser humano aprendeu a extrair metais , como o estanho ,de seus minérios ,tenha observado a separação do metal passando a aperfeiçoar técnicas para sua obtenção.

    ResponderExcluir
  36. Estudo da Ciência

    Débora Cristina da Luz e
    Luciana Armange de Oliveira
    Turma 13

    Introdução ao estudo da Química: A Química é a ciência que estuda as transformações que envolvem a matéria e a energia. Ela é uma ciência experimental e se prestarmos atenção a nossa volta, iremos notar que muitas transformações estão ocorrendo a todo o momento; algumas naturais e outras com a interferência do homem.
    As ciências naturais: Toda ciência é um conjunto organizado de conhecimentos. A Química, A Matemática, A Física e A Biologia formam as ciências naturais.
    A Química, em particular, estuda a natureza da matéria, suas prioridades, suas transformações e a energia envolvida nesses processos.
    A Química hoje: A Química é uma ciência construída através do diálogo permanente entre a teoria e a prática, ou seja, a razão aplicada à experimentação.
    Não se admite hoje a Química como uma ciência predominantemente prática, ela é uma ciência e como tal e raciocínio.
    Matéria: É tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Por exemplo, a madeira, o ferro, a água. A ausência total de matéria é o vácuo.
    Corpo: É qualquer porção limitada de matéria (como uma barra de cobre, um fio de aço).
    Objeto: É um corpo que tem uma finalidade ou um uso. Exemplo: um copo, uma cadeira e etc.
    Alquimia:No período de 300 a 1400 desenvolveu-se primeiramente em Alexandria, a alquimia. Zózimo de Panápolis, nascido no ano 300, é considerado o primeiro alquimista egípcio.
    Os alquimistas utilizaram a teoria dos quatro elementos para explicar as várias formas de composição da matéria. A manipulação da matéria, que ocorria havia milênios na oficina do artesão e que continuaria ocorrendo no laboratório do alquimista, baseava-se em conhecimentos anteriores.
    Acredita-se que os alquimistas nunca foram bem sucedidos em transformar metal em ouro.
    Na tentativa de provar suas crenças, examinaram e testaram praticamente todas as substâncias conhecidas, desenvolvendo assim boa quantidade de conhecimentos básicos relativos as propriedades de várias drogas e compostos químicos.
    Entre os séculos XVI e XVII desenvolveu-se importante etapa da alquimia. Foi neste período que seus adeptos articularam os conhecimentos experimentais e filosóficos da Medicina.
    Bibliografia: Química, Série Novo Ensino Médio, 2002, Antônio Sardella, Editora Ártica.
    Química, Volume Único, 2008, Olímpio Salgado Nóbrega, Eduardo Roberto da Silva e Ruth Hashimoto da Silva, Editora Ártica.

    ResponderExcluir
  37. Processo científico

    O desenvolvimento e fundamental para que possamos evoluir e assim explicar e transformar idéias em fundamentos concretos. Na historia, ciência se desenvolveu a partir de idéias, pensamentos e partiu para descobertas. Tudo começou com matérias como madeira, ossos e rochas sendo transformadas em ferramentas úteis e que facilitavam no dia a dia e para sobrevivência. Dentre estas descobertas, o domínio do fogo lhe foi de grande valia, não somente para a sua alimentação, mas também como arma de defesa contra os seus predadores. Mas com o passar do tempo, o fogo passou a ter outras utilidades. O homem pré- histórico acreditava que os quatro elementos eram controlados por espíritos e forças ocultas. Tinham a visão que as doenças eram manifestas de espíritos ruins. Assim denominando fenômenos naturais do mundo físico á ao mundo dos espíritos, e acreditavam poder controlar as forças naturais e persuadir os espíritos a cooperar. Então físicos eram como mágicos com evocações feitiços e poções, procedimentos que pudessem controlar as forças da natureza e colocá-las a seu serviço. Com isso, o desenvolvimento cresceu e as técnicas foram aprimoradas como fermentação, curtição, tingimento,verificação e metalúrgica. Os primeiros materiais que o ser humano foi o ouro e o cobre, que podiam ser encontrados na superfície do solo. A partir de 3000 a.C. o ser humano aprendeu a extrair metais e aperfeiçoou as técnicas de extração. A sociedade manteve com sua visão mágica e acreditava que os metais eram protegidos por espíritos e desenvolviam se como sementes na terra. Com oferendas e ritos procuravam obter permissão para extrair e transformar em minério. Uma nova percepção do mundo ocorreu quando pensadores tomaram o primeiro passo e deixaram a religião e magia de lado acreditando em uma nova realidade. Surgiram diferentes explicações para a existência da natureza e seus elementos. Inclusive a idéia que o mundo seria formado por átomos. A diversidade de matérias na natureza resultaria das diferenças entre os átomos e das infinitas maneiras que podiam ser combinadas. Toda essa idéia avançada para época prevalece e se aproxima das teorias atuais. Em Alexandria desenvolveu CE a alquimia ainda com pensamento mágico sobre as técnicas metalúrgicas e acreditando poder transformar metais em ouro e dando comparação a encarnação e desencarnação de espíritos A hipótese de que essas transformação seria uma substancia que curaria doenças e levaria a eternidade. Na tentativa de provar suas crenças, deixaram uma herança de conhecimentos, testaram praticamente todas as substancias conhecidas relativos a varias drogas e compostos químicos. . A concepção dos alquimistas de um universo vivo e compreendido por meio de signos e símbolos rompeu-se dando lugar a uma interpretação quantitativa e mecanicista no mundo e da matéria a sua consequência principalmente de uma nova sociedade imbuída em novas ideias Todos os grandes desenvolvimentos posteriores poderem originar a fisica a quimica e a matematica, hoje escencial, para se preverem as características e tendências do futuro mundo e comprovar teorias e provar assim tornando nosso mundo mais desenvolvido.
    Nome:Daciane Becker
    Turma: 13 EU ACHO rsrsrs'!

    ResponderExcluir